FIERN participa da abertura da II Semana da Amazônia Azul e Economia do Mar

11/11/2024   15h30

O presidente do Sindicato das Indústrias da Pesca do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA-RN), Gabriel Calzavara, participou da abertura da II Semana da Amazônia Azul e Economia do Mar, que aconteceu na última sexta-feira (08), no auditório do Terceiro Distrito Naval. O evento, realizado com o apoio do Comando do 3º Distrito Naval, seguirá até o dia 16 de novembro, como um dos principais fóruns de discussão sobre economia marinha no estado.

 

 

Os temas abordados neste ano incluem a irradiação de alimentos como uma inovação para a Economia Azul, as perspectivas e desafios das Eólicas Offshore no Rio Grande do Norte, desenvolvimento de Clusters Naval, o papel do Brasil na “década do oceano” e o Plano Diretor para o Litoral Nordestino.

 

A programação ainda faz referência aos 20 anos da criação do conceito “Amazônia Azul”, que representa a vasta extensão marítima do Brasil, com grande potencial econômico e de biodiversidade.

 

Gabriel Calzavara, que também é presidente da Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil (COOPESBRA) e membro fundador do Cluster Tecnológico Naval do RN, destacou a importância de fortalecer as atividades econômicas e sociais ligadas ao mar.

 

“Esse evento vem fortalecer esse movimento na direção das atividades econômicas e sociais do mar. Isso vem de encontro ao processo que está sendo liderado pela FIERN, que tem discutido em vários fóruns, participado e liderado o Cluster Tecnológico Naval do RN”, afirmou Calzavara.

 

O cluster, que começou com apenas seis empresas, já reúne 23 associadas e tem ampliado o debate sobre a economia marinha e as políticas públicas voltadas ao setor. “Esse crescimento mostra a relevância do segmento e o impacto das ações de gestão pública direcionadas para ele”, ressaltou o presidente do SINDIPESCA.

 

Representando o presidente da FIERN no evento, Roberto Serquiz, Calzavara destacou a relevância do encontro. “Nossa participação é fundamental para contribuir com o debate sobre temas estratégicos para o RN, como transporte marítimo, pesca oceânica, o Porto de Natal e a eólica offshore, que dialogam diretamente com a Década do Oceano, estabelecida pela ONU, e com a política do RN para o setor marítimo”, finalizou.

 

 

Amazônia Azul e Economia do Mar

 

O conceito “Amazônia Azul” diz respeito às Águas Jurisdicionais Brasileiras, abrangendo o Atlântico e áreas continentais, como rios e lagos. Com uma extensão de aproximadamente 5,7 milhões de km², essa região detém imensa biodiversidade e recursos como petróleo e gás, sendo um patrimônio estratégico do Brasil que demanda exploração sustentável.

 

A Economia do Mar é um conceito que abrange o desenvolvimento sustentável do ambiente marinho, promovendo a geração de emprego e renda de forma equilibrada entre recursos naturais, atividades econômicas e a conservação marinha. Alinhado à “Década do Oceano” da UNESCO, esse campo incentiva a compreensão sobre a importância dos oceanos para a prosperidade econômica e a preservação ambiental, elementos essenciais para o futuro da humanidade.

Fotos: Assessoria Comando 3º Distrito Naval