RN conquista 2º lugar do Prêmio IEL de Talentos com IFRN em Educação Técnica Inovadora

7/11/2024   14h49

Prêmio IEL de Talentos 2024 – Foto: George Lucas/FIEC

 

 

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) conquistou o 2º lugar na categoria Educação Inovadora de Nível Técnico no Prêmio IEL de Talentos, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A cerimônia de premiação foi realizada em Fortaleza (CE) e marcou o fim da temporada de 2024. O IFRN foi a única instituição do Rio Grande do Norte a concorrer na categoria.

 

 

Ao todo, 44 projetos de 15 estados foram premiados. Os estagiários e bolsistas vencedores receberam prêmios específicos de acordo com a colocação: notebook para primeiro lugar; tablet para segundo lugar; e Kindle para terceiro lugar. Além disso, todos os 88 finalistas – considerando supervisores e representantes das empresas – receberam troféus e certificados.

 

 

Realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Prêmio é dividido nas categorias “Estágio” e “Inova Talentos”, com cinco modalidades: Estagiário Inovador, Empresa Inovadora, Educação Inovadora, Projeto Inovador e Artigo Inovador.

 

 

O superintendente do IEL do Rio Grande do Norte, Juan Saavedra, destacou a importância da parceria com o Instituto na iniciativa: “É uma honra para nós, do IEL, contar com a participação do IFRN no Prêmio IEL de Talentos, uma iniciativa que valoriza e reconhece o empenho dos jovens talentos e o papel fundamental das instituições de ensino na formação profissional de qualidade”, afirmou.

 

 

Ele ressaltou, ainda, que “o Prêmio IEL de Talentos destaca as melhores práticas de integração entre ensino e mercado de trabalho, incentivando estudantes e empresas a colaborarem na construção de uma educação sólida e alinhada às necessidades do setor produtivo. Essa premiação reforça o compromisso do IFRN com a educação técnica de excelência e seu impacto direto no desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte”.

 

 

A pró-reitora de Extensão do IFRN, Samira Delgado, enfatizou a importância do estágio e do Prêmio IEL de Talentos. “O estágio é a oportunidade que estudantes têm de colocar em prática conhecimentos que foram trabalhados em sala de aula, seja de cursos técnicos ou de cursos de graduação. Preparar os nossos estudantes para sua atuação profissional é algo que o IFRN tem buscado realizar de forma cada vez melhor. Desta forma, ficamos honrados e felizes com essa premiação. Para nós é a confirmação de que estamos no caminho certo”, disse.

 

 

Prêmio IEL de Talentos 2024 – Foto: George Lucas/FIEC

 

 

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, afirma que o prêmio nacional celebra o compromisso com a inovação e a excelência na formação técnica de seus estudantes.

“Esse reconhecimento reafirma nosso compromisso com a excelência e a inovação, valores que buscamos diariamente para transformar a vida dos nossos estudantes e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Ser a única instituição do estado a figurar entre os finalistas é motivo de grande orgulho e prova do esforço conjunto de nossos profissionais, estudantes e parceiros. Essa vitória é de todas e todos que acreditam no potencial transformador da educação”, declarou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

 

 

Além do superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, participaram do evento a gerente executiva de Operações e Negócios IEL-RN, Rebeka França, e o responsável técnico de Carreiras do IEL-RN e coordenador da etapa regional RN da premiação, André Pereira. Representando o IFRN, estiveram presentes a pró-reitora de Extensão, Samira Delgado, e a assessora de Relações com o Mundo do Trabalho, Luciana Rabêlo.

 

 

Sobre o Prêmio IEL de Talentos

A premiação foi criada em 2005, inicialmente com o nome de Prêmio IEL de Estágio. Com o tempo, o evento passou por uma reformulação e ampliou seu alcance para reconhecer também os bolsistas do programa “Inova Talentos”, iniciativa do IEL que recruta pesquisadores para desenvolver projetos de pesquisa e inovação em empresas. De acordo com o IEL, até 2023, foram concedidos mais de 250 prêmios a estagiários, bolsistas, empresas e instituições de ensino de todo o Brasil.

 

 

“Reconhecimento faz parte do processo de educação. Por meio da premiação, o IEL reconhece pessoas, empresas e instituições de ensino que aproveitaram uma oportunidade para mudar positivamente a realidade ao seu redor. Dessa forma, o Prêmio IEL de Talentos incentiva que essas boas práticas continuem sendo adotadas no universo de estágio e do Inova Talentos”, afirma o superintendente do IEL, Paulo Mól.