O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, prestigiou a celebração pelo aniversário de 25 anos do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (30), no Teatro Riachuelo, com presença de autoridades civis, militares e eucarísticas, bem como alunos e professores da instituição.
Para Serquiz, o UNI-RN tem grande contribuição com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Viemos aplaudir os 25 anos dessa instituição que contribui para a formação de gerações, trazendo conhecimento, formação e pesquisa”, expressa.
“A FIERN participa desse momento com muita honra e orgulho, de forma a incentivar que o UNI-RN possa cada vez mais colaborar e contribuir com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, completa Serquiz.
O reitor da instituição, Daladier Pessoa Cunha Lima, percorreu os 25 anos do UNI-RN em seu discurso. “Recebi o convite especial da querida professora Noilde Ramalho, uma educadora visionária que sonhava com a criação de uma instituição de ensino superior no âmbito da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte. Em consonância, sonhamos com a criação de uma instituição voltada para a excelência acadêmica e para o desenvolvimento humano”, lembrou.
“Foi atuando no desenvolvimento dessa instituição que pude compreender profundamente o impacto transformador que a educação tem na vida das pessoas e o papel fundamental das universidades na construção de uma sociedade mais justa e próspera”, disse.
Já a governadora Fátima Bezerra enalteceu o papel do UNI-RN na educação alinhada às inovações. “Passamos por um momento desafiador em que somos levados a refletir sobre o papel da educação em uma sociedade, que passa por transformações digitais e tecnológicas. São em momentos como esse que o UNI-RN assume o protagonismo fundamental para formar uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável”, declarou.
A noite ainda contou com uma apresentação do professor Luciano Meira, da Universidades Federal de Pernambuco e head de Pedagogia da Proz Educação, que falou sobre o papel da inovação e das transformações digitais no futuro da educação. “A aula, como um arranjo social-didático monológico com com foco em transmitir conhecimento de uma pessoa para várias outras, é um formato falido”, frisou.
Meira abordou os desafios para o futuro do ensino superior. “Um modelo plausível para as instituições propõe que, no tripé do ensino superior, o ensino dê lugar à educação, voltada para o enfrentamento de desafios em cenários contemporâneos, a pesquisa seja voltada para inovações tecnológicas e a extensão se torne empreendedorismo sempre voltado para a sociedade”, explicou.
Também participaram do evento o presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário, Fabricação de Cimento, Cal e de Argamassa do RN (SINECIM-RN) e vice-presidente da FIERN, Marcelo Rosado, e o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN), Juan Saavedra.
Sobre o UNI-RN
O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, mantida pela Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, voltada exclusivamente para fins educacionais.
A Liga voltou-se para a oferta do ensino superior em 28 de abril de 1997, através de Portaria assinada pelo presidente Ozório Bezerra Dantas, criando a Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN). Após convite da professora e Diretora Noilde Ramalho, o professor Daladier Pessoa Cunha Lima tornou-se diretor da FARN, Instituição que foi oficialmente instalada em 25 de fevereiro de 1999. Inicialmente, a Faculdade ofereceu quatro cursos de graduação e a partir de 2012, tornou-se Centro Universitário.
Atualmente, o UNI-RN oferece 14 cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Educação Física (bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Serviço Social.
Também estão em funcionamento, com pleno êxito e em caráter de expansão, mais de 40 cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Gestão Empresarial, Contabilidade, Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Uebanismo, Meio Ambiente, Saúde e Serviço Social.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud