Investimentos em Inovação e Tecnologia têm destaque em reunião do Conselho Regional do SENAI-RN em Caicó

25/10/2024   16h43

O Conselho Regional do SENAI-RN se reuniu nesta sexta-feira (25) para discutir investimentos em tecnologia, inovação e capacitação de mão de obra para indústria. Conduzido pelo presidente do Conselho, Roberto Serquiz, o encontro aconteceu durante sequência de atividades da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) em Caicó, no auditório do CREA.

O destaque foi para a primeira planta de produção de hidrogênio renovável na Usina Termelétrica do Vale do Açu, em Alto do Rodrigues, a ser desenvolvida em parceria entre o Instituto SENAI de Inovação e Energias Renováveis (ISI-ER) e a Petrobras. Com investimentos da ordem de R$ 90 milhões, o projeto tem previsão de operação para 2026.

Roberto Serquiz ressaltou o papel do SENAI-RN no desenvolvimento de novas tecnologias. “O SENAI tem hoje um trabalho realizado na educação e no negócio, mas a tecnologia e inovação tem função na própria missão da instituição. É importante que a gente cada vez mais dê um olhar especial”, disse.

“É algo muito importante de ser frisado porque vem exatamente com a planta de hidrogênio verde e com todo o potencial que está desenhado para o Rio Grande do Norte na área de energias renováveis”, finaliza Serquiz.

“Trata-se de um projeto que pode atrair não só investimentos como também um estudo para o melhoramento e busca de energias renováveis. Uma parceria com a Petrobras que nos dá a a oportunidade de aumentar o conhecimento do SENAI”, destacou o diretor de Operações do SENAI-RN, Klebet Carvalho.

O convênio firmado com entidades públicas como Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEJUC) e judiciário potiguar voltado para qualificação profissional de apenados também foi apontado na reunião como uma afirmação do compromisso social do SENAI-RN. “Isso demonstra o nosso investimento no lado social da instituição que possibilita aos egressos do sistema penitenciário um melhor equilíbrio em suas vidas”, completa Carvalho.

Ainda na reunião, o conselho empossou dois novos membros, sendo eles Jaedson Dantas, delegado do Sindicato das Indústrias de Bonés do Estado do Rio Grande do Norte (SINDBONÉS-RN), e Ednaldo Barreto, presidente do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias (SINDAL-RN) e vice-presidente da FIERN.

Agenda em Caicó

Nesta sexta-feira (25), o Sistema Indústria — formado por FIERN, SENAI, SESI e IEL — marca presença no Seridó Potiguar, com agenda de reuniões e eventos em Caicó. Os conselhos regionais do SENAI e do SESI, bem como a diretoria da FIERN, se reúnem na Inspetoria Regional do Seridó do CREA-RN.

À noite, SESI Circuito Cultural chega ao município para encerrar o ciclo de apresentações do trabalho “SESI Big Band e Bia Gurgel convidam”, projeto que já passou por Natal e Mossoró, abrindo espaço no palco para os trabalhadores da indústria que participaram do Festival do Industriário – SESI Entoando Canções, realizado neste ano.