SESI Escola promove ação de “pausa consciente” para relaxamento e concentração dos alunos que irão fazer o ENEM

25/10/2024   14h42

Proporcionar uma pausa consciente e descompressão para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, ajudando-os a gerenciar as emoções e sentimentos intensos que emergem nessa fase final do ano letivo, especialmente no período que antecede o ENEM. Foi com esse objetivo que a SESI Escola de São Gonçalo do Amarante realizou uma ação junto a essas turmas, em parceria com o setor de psicologia escolar, sob a condução da psicóloga Alena Araujo, nos dias 17 e 21 de outubro.

 

Durante a atividade, os alunos foram introduzidos a técnicas de respiração consciente, voltadas para aliviar a tensão, pressão, ansiedade e nervosismo. Além das técnicas de respiração, a intervenção incluiu momentos de meditação guiada, alongamentos leves e práticas de mindfulness, promovendo o relaxamento e a concentração. Outro destaque da ação foi o espaço dedicado à reflexão e à partilha de experiências, no qual os alunos puderam expressar seus sentimentos e desafios. Esse momento de troca é mostrado fundamental para fortalecer o apoio mútuo entre os estudantes e promover uma sensação de acolhimento.

 

A pausa consciente é uma prática fundamental para o bem-estar físico, mental e emocional, especialmente em momentos de estresse elevado, como em períodos de estudos intensos ou preparação para provas importantes, como o ENEM. “Em suma, a pausa consciente é uma estratégia simples e poderosa para cultivar calma, autoconhecimento e bem-estar, especialmente em momentos de alta pressão”, resume a psicóloga.

 

 

A equipe de psicologia escolar, Fernanda Dantas e Anne Loyse, reforçam que essa ação faz parte de um plano de intervenção emocional desenvolvido para as turmas da 3ª série ao longo do segundo semestre, com o intuito de oferecer suporte emocional e preparar os alunos para enfrentar os desafios desta fase de forma mais equilibrada e saudável. “Com esse cuidado especial, a escola reforça seu compromisso com o bem-estar integral de seus alunos, oferecendo ferramentas práticas para o gerenciamento emocional e a manutenção da saúde mental”, destacam.