O Programa de Apoio à Competitividade da Micro e Pequena Indústria (PROCOMPI) deu início nesta terça-feira (22) a uma série de oficinas e mentorias sobre RH e liderança, conduzidas pela instrutora e consultora Katarina Alcântara. A abertura do evento contou com a participação do presidente da FIERN, Roberto Serquiz. Com o tema “O papel estratégico do RH e os desafios da liderança nas indústrias”, o projeto segue na próxima terça-feira (29), na Casa da Indústria.
O projeto, que contou com apoio do Sindicato das Indústrias de Sorvete do Rio Grande do Norte (SINDISORVETE-RN), envolve 25 empresas de nove setores industriais diferentes, com cerca de 40 participantes. Segmentos como água mineral, vestuário, leite, alimentos, construção civil, panificação, gráfico e do plástico foram representados na ação.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, elogiou a iniciativa e ressaltou a relevância de adaptar o setor de RH às novas demandas do mercado industrial, destacando a importância da estratégia sobre a operação. “O tradicional departamento de pessoal é essencial, mas o cenário atual exige que o RH evolua para um papel estratégico, priorizando a valorização das pessoas e das relações humanas no ambiente de trabalho”, disse.
Serquiz também apontou que, com a crescente inovação e as novas formas de trabalho, as empresas precisam ajustar suas práticas de RH para se manterem competitivas. “A demanda por essa transformação não vem apenas das grandes empresas, mas também das micro e pequenas, que sentem a necessidade de mudar sua abordagem sobre a gestão de pessoas”, completou.
Zauleide Queiroz, presidente do SINDISORVETE-RN, reforçou a importância do projeto para o setor industrial potiguar e relembrou a realização do Summit de Liderança e RH em outubro deste ano, que abordou os mesmos desafios. “Estamos abraçando a causa de melhorar a gestão de pessoas nas indústrias, promovendo um diálogo aberto para discutir os desafios que cada uma enfrenta”, comentou.
A iniciativa faz parte do projeto “PROCOMPI Desenvolvimento do Setor de RH” das micro e pequenas indústrias, que busca incentivar a competitividade e sustentabilidade desses empreendimentos no longo prazo. De acordo com Kesiane Santana, gestora do Procompi no RN, as oficinas são uma continuidade do “Summit de Liderança e RH”, que apresentou estratégias para uma gestão de pessoas mais eficiente e alinhada com os desafios modernos.
“Apoiar temáticas como inovação, gestão e indústria 4.0 são fundamentais para que as micro e pequenas indústrias possam avançar rumo ao desenvolvimento e à sustentabilidade de seus resultados”, destacou Kesiane.
Katarina Alcântara, a palestrante da jornada, trouxe uma nova perspectiva sobre a importância do RH nas empresas e a relação direta entre a liderança eficiente e o sucesso empresarial. Com ampla experiência em gestão estratégica, neurociência e desenvolvimento humano, ela destacou a necessidade de se adaptar às novas relações de trabalho e ao papel essencial da liderança nesse processo.
Com formações em coaching, comunicação e análise comportamental, Katarina é sócia-fundadora da Oratória Natal e CEO da Darwin Escola de Negócios, e tem sido uma referência em treinamentos comportamentais e gestão de pessoas.
Sobre o PROCOMPI
O Procompi é uma parceria de longo prazo entre CNI e SEBRAE voltada à cooperação entre micro e pequenas indústrias, com o objetivo de superar desafios e estimular a inovação, produtividade e crescimento em um contexto digital e sustentável.
O programa, que tem como gestores regionais a FIERN e o Sebrae-RN, identifica e trabalha em torno de demandas específicas dos setores industriais, com foco em eficiência energética, automação e preparação para a Indústria 4.0.