Diretor do SENAI-RN e do ISI-ER apresenta potencial do Brasil para SAF no programa “A Força do Agro”

16/10/2024   10h46

O programa “A Força do Agro” é exibido no canal do YouTube e em outras  plataformas digitais da Revista Oeste, com apresentação de Joice Maffezzolli

 

O potencial do Brasil na produção de SAF (combustível sustentável de aviação) foi apresentado pelo diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, no programa “A Força do Agro” – exibido no canal do YouTube e em outras  plataformas digitais da Revista Oeste, com apresentação de Joice Maffezzolli.

 

O programa foi ao ar nesta terça-feira (15) e aponta que o Brasil pode liderar a produção desse tipo de combustível, considerado um filão também para a agropecuária. 

 

As perspectivas, segundo Mello, são de grandes oportunidades de negócio para o agro, “do Oiapoque ao Chuí”, considerando a capacidade de produção de matérias-primas em todas as partes do Brasil de forma “extremamente competitiva”.

 

Questões relacionadas à energia eólica onshore e offshore também foram discutidas na entrevista.

 

Clique aqui ou dê o play abaixo para assistir.

 

 

No caso do SAF, pesquisas pioneiras no país sobre tecnologias na área são desenvolvidas no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis.

 

Em um dos estudos mais recentes, o objetivo é produzir um querosene sintético renovável, a partir da glicerina, capaz de reduzir as emissões de gases do efeito estufa no transporte aéreo brasileiro.

 

Dentro dessa perspectiva, em setembro de 2023, o Instituto e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável inauguraram no ISI o Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados (H2CA) – primeira planta piloto do Brasil para produzir combustível sustentável de aviação (SAF, sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuels).

 

Texto: Renata Moura

Imagem: Reprodução YouTube