A Biblioteca do Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI (HIT SENAI), em Natal, se destaca como um espaço de referência para a comunidade, ao oferecer um vasto acervo e serviços especializados para atender às demandas de estudantes, instrutores, pesquisadores e empresas. Com um horário de funcionamento que se estende das 8h às 21h, a biblioteca garante o acesso do seu público a um universo de informações atualizadas e relevantes.
Segundo os bibliotecários Nele Nelson Machado e Caio César Delfino Cunha, a biblioteca vai além da simples organização de livros. “As bibliotecas são importantes espaços de acesso ao conhecimento, que desempenham um papel fundamental na sociedade e na formação de pessoas”, afirma Nele Machado. Com um acervo abrangente nas áreas de engenharia, tecnologia, moda e outras, a biblioteca oferece recursos para diversas áreas do conhecimento. “Nosso objetivo é fornecer subsídios para ensino e pesquisa, contribuindo para a formação de profissionais qualificados”, acrescenta o bibliotecário.
Ainda para Nele Nelson, as bibliotecas são importantes espaços de acesso ao conhecimento, que desempenham um papel fundamental na sociedade e na formação de pessoas. “Sua missão é administrar, organizar, preservar e disseminar os recursos informacionais, a fim de promover a produção do conhecimento para as atividades educacionais, científicas, sociais, culturais e tecnológicas e também o desenvolvimento da instituição e da sociedade”, diz. “Minha visão da profissão de bibliotecário vai além de cuidar dos livros, ele deve ser um profissional receptivo, criativo, determinado, perseverante, inovador, carismático e principalmente ter paixão pelo que faz, visando disponibilizar seus conhecimentos de forma objetiva, unindo a técnica à visão. Sendo assim, ter pertencimento”, acrescentou.
O bibliotecário Caio complementa e explica que “a garantia do acesso a fontes de informação de qualidade proporciona os avanços almejados nos diferentes campos de conhecimento da atuação humana. O zelo dedicado aos processos no fazer bibliotecário é um exercício consciente da função social da biblioteca enquanto uma instituição milenar, alimentando esses ciclos de produção de novo conhecimento”, afirma.
Para Caio, não existe prática profissional desassociada da informação. “Quando pensamos em uma biblioteca, é comum reduzirmos a sua função a uma coleção de livros. Mas, temos que olhar para ela enquanto um serviço que, no ambiente de educação profissional, vai exercer um papel formador, dando suporte às atividades educacionais. Vivenciamos inundações de novidades o tempo todo. Ainda mais com a presença de inteligências artificiais capazes de gerar texto e imagens, o conteúdo que temos acesso por meio da Internet está, cada vez mais, sendo produzido mais rápido”, diz.
Ele enfatiza mais uma vez que é nesse sentido que a biblioteca é um porto seguro. “É um local onde aprendemos a criar os filtros para acessar exatamente o que precisamos, aplicando técnicas de busca e aprendendo que critérios são utilizados para selecionarmos fontes, às quais podemos dedicar credibilidade. A biblioteca é o lugar em que é possível desenvolver as habilidades que acompanharão qualquer indivíduo ao longo de sua vida, garantindo um aprendizado autônomo e livrando de armadilhas tão comuns, como é a desinformação”, detalha o bibliotecário.
A biblioteca também oferece serviços especializados, como orientação à pesquisa, empréstimo domiciliar, acesso a bases de dados e recursos eletrônicos. Além disso, a equipe de bibliotecários está sempre à disposição para auxiliar os usuários na busca por informações.
A Biblioteca do HIT SENAI Natal é um espaço aberto à comunidade. Qualquer pessoa pode visitá-la e utilizar o espaço para estudo e consulta ao acervo, basta realizar um cadastro prévio na recepção. Outros serviços são restritos a usuários com vínculo ativo no HIT SENAI, como o empréstimo domiciliar e serviços de orientação à pesquisa e normalização de trabalhos.
Diante das mudanças tecnológicas, a Biblioteca do HIT SENAI tem apostado na transformação digital e oferecido aos alunos e colaboradores o acesso a coleções digitais. É o caso do ABNT Coleção, com uma ampla variedade de normas técnicas nacionais. Está disponível, também, a Minha Biblioteca, uma coleção de livros técnicos digitais com mais de 10.000 títulos em diferentes áreas do conhecimento.
Em um mundo cada vez mais digital e com informações em constante mudança, a biblioteca se posiciona como uma ferramenta fundamental para a inovação. Ao oferecer acesso a um vasto acervo de informações e recursos, a biblioteca contribui para a formação de profissionais mais qualificados e para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Texto e fotos: Jô Lopes – SENAI-RN