SENAI-RN e Vestas dão início a programa de educação para formar profissionais de eletromecânica

10/10/2024   15h43

Ao todo, 75 pessoas foram selecionadas para a iniciativa. Como forma de estimular a igualdade de gênero e a participação feminina na educação profissional e em oportunidades de trabalho na indústria eólica – em que homens tradicionalmente predominam – metade das vagas foram destinadas a mulheres

 

O SENAI do Rio Grande do Norte e a Vestas deram largada, nesta quarta-feira (09), a um novo programa de educação profissional no estado, com vagas gratuitas e incentivo à participação de mulheres.

 

O foco é a formação de profissionais de Eletromecânica. O processo seletivo foi realizado em agosto e as atividades serão desenvolvidas ao longo de, aproximadamente, dois anos, no município de Lagoa Nova. O curso será realizado presencialmente e terá carga horária total de 1440 horas.

 

A aula inaugural foi realizada nesta quarta-feira (09), na Escola Estadual em Tempo Integral Angelita Felix Bezerra, onde será realizada a formação. O programa também contará com uma Unidade Móvel do SENAI – uma “escola sobre rodas”, equipada com laboratório. 

 

Parceria

Estas serão as primeiras turmas frutos de uma parceria inédita firmada entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Vestas, empresa dinamarquesa secular, líder global em soluções de energia eólica, com sólida operação no mercado brasileiro há mais de duas décadas, para oferecer formação técnica profissionalizante na área de Energia Eólica para jovens em todo o País. 

 

O objetivo da parceria é formar talentos das comunidades locais, dando a oportunidade de se prepararem para ingressar nesse que é um mercado de alto potencial e que se confirma como um dos mais promissores do País em carreiras verdes.

 

Ao todo, 75 pessoas foram selecionadas para a iniciativa. Como forma de estimular a igualdade de gênero e a participação feminina na educação profissional e em oportunidades de trabalho na indústria eólica – em que homens tradicionalmente predominam – metade das vagas foram destinadas a mulheres. 

 

Duas turmas participarão do Programa. São pessoas de 16 a 47 anos, com Ensino Médio completo ou em andamento, que atuam ou já atuaram em setores como comércio, serviços e agricultura ou estão em busca das primeiras oportunidades no mercado.

 

A grade curricular do curso Técnico de Eletromecânica foi desenvolvida para a iniciativa combinando a experiência do SENAI-RN e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), da instituição, com o expertise técnico de nível global da equipe de formação profissional da Vestas.

 

Formação

Segundo Amora Vieira, diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, “essa é uma investida que realizamos com o intuito de ampliar a nossa atuação em regiões que possuem empreendimentos do setor de energia, nesse caso, a eólica. A iniciativa está inserida no Programa de Gratuidade SENAI, pensada para potencializar o acesso de homens e mulheres à formação de nível técnico nas regiões em que vivem. E a escolha do curso Técnico em Eletromecânica não é por acaso. Essa é uma das ocupações de interesse da indústria em geral, e em especial do segmento da energia eólica”.

 

“A transição energética é provavelmente a maior revolução industrial da história, e isso exige ter pessoas com as competências necessárias desenvolvidas atuando no mercado”, disse Joao Guilherme Alves, vice-presidente de Pessoas & Cultura da Vestas para a América Latina. Ele acrescenta: “estamos comprometidos em apoiar essa construção de conhecimento juntamente com o SENAI que é, sem dúvida, um ator de referência nesse ecossistema. Para além das oportunidades de carreira disponíveis na Vestas, o setor como um todo poderá ser beneficiado por essa inciativa, contando com o SENAI como parceiro forte, um hub completo de formação de profissionais altamente qualificados para protagonizar as ações de mudança de uma indústria em crescimento”.

 

Maycon de Souza, da Vestas, destaca que “a expansão das energias renováveis ​​exigirá um número crescente de profissionais especializados e técnicos com conhecimento aprofundado para fabricar, construir, operar e manter o funcionamento de turbinas eólicas de alta tecnologia”

 

Potencial de mercado 

O Brasil detém atualmente 10% dos empregos verdes gerados em todo o mundo e já ocupa a segunda posição em geração de empregos no setor de energia, segundo levantamento da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês). Até 2030, o setor de energias renováveis deve criar mais de 38 milhões de novos empregos em todo o mundo.O estudo mostra que as energias renováveis ​​são um motor de grande valor social para a criação de emprego, para a descarbonização e para a transformação dos setores industriais.

 

“A expansão das energias renováveis ​​exigirá um número crescente de profissionais especializados e técnicos com conhecimento aprofundado para fabricar, construir, operar e manter o funcionamento de turbinas eólicas de alta tecnologia. E é preciso preparar essa força motriz desde já”, destaca Maycon de Souza Silva, gerente do Centro Regional de Treinamento da Vestas, localizado em Natal/RN.

 

Antes de firmarem a parceria nacional que está habilitando esse novo curso, Vestas e SENAI já trabalharam juntos no desenvolvimento de programas sociais com foco em educação, voltados para as comunidades que vivem nas imediações de parques eólicos construídos pela Vestas no Nordeste para alguns importantes players do mercado. Como resultado desse esforço, nos últimos dois anos, foi possível formar quase duas centenas de moradores de regiões em condição de vulnerabilidade social, dando a eles novas oportunidades e perspectivas de vida.

 

Sobre o SENAI

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria, em Mossoró); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para formação profissional em hidrogênio verde, em parceria com a Alemanha. 

 

A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P&D) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG) e da FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais.

 

Primeiro do Brasil a se tornar signatário do Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU), o SENAI do Rio Grande do Norte tem a atuação alinhada a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que buscam, de forma geral, acabar com a pobreza, reduzir desigualdades, fomentar a educação de qualidade e combater as mudanças climáticas no mundo. 

 

Em 2024, a instituição recebeu o “Selo ODS Educação”- um reconhecimento nacional público pela formação das primeiras mulheres especialistas do Rio Grande do Norte em operação e manutenção de parques eólicos. O projeto liderado pelo CTGAS-ER também foi reconhecido nacionalmente pelo SENAI como Boa Prática de Gestão Escolar. Em março de 2023, outro reconhecimento foi registrado: a História em Quadrinhos (HQ) “Superliga contra nuvens de gás”, concebida pelo Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN e do ISI-ER, foi recomendada pelo Ministério da Educação (MEC) e a agência pública de cooperação alemã GIZ como parte dos materiais selecionados para auxiliar escolas do Brasil a abordarem transição energética e descarbonização, em sala de aula – com estímulo à equidade de gênero e ao aumento da participação de meninas e mulheres no setor de energias renováveis. 

 

A instituição também desenvolveu projetos em parceria com empresas do setor de energia para aumentar a participação de meninas em cursos técnicos e estimular a inserção de conteúdos sobre energia eólica em escolas da rede pública.

 

 Sobre a Vestas

A Vestas é o parceiro global da indústria, líder mundial em soluções de energia sustentável. Projetamos, fabricamos, instalamos e prestamos manutenção para turbinas eólicas onshore e offshore em todo o mundo. Com mais de 182 GW de turbinas eólicas em 88 países, instalamos mais energia eólica do que qualquer outra empresa. 

 

Por meio de nossos recursos de dados inteligentes líderes do setor e de mais de 151 GW de turbinas eólicas em serviço, usamos dados para interpretar, prever e explorar recursos eólicos e fornecer as melhores soluções de energia eólica da categoria. Juntamente com os nossos clientes, os mais de 32.000 colaboradores da Vestas trazem ao mundo soluções de energia sustentável para impulsionar um futuro brilhante. 

 

A Vestas está bem-posicionada, tem uma operação muito robusta no Brasil, onde atua como empresa líder em soluções de energia eólica. Por três anos consecutivos, é reconhecida como a empresa mais sustentável do mundo do setor de energia e figura no Top 3 em 2024 quando considerados todos os setores da economia. Nesse ano, foi certificada no Brasil pela quinta vez como empresa GreatPlacetoWork.

 

Texto: Renata Moura, com informações do SENAI-RN e da Vestas

Fotos: Divulgação