SESI Escola Macau realiza atividades de conscientização sobre saúde mental em setembro

9/10/2024   13h16

Na última semana de setembro, a SESI Escola Macau promoveu uma série de atividades com o tema “Escolha viver e florescer: depois do inverno, há sempre um novo florescer”, em alusão à campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da saúde mental, envolvendo estudantes, pais, responsáveis e colaboradores.

 

A programação teve início no dia 25 de setembro, com a ação “Uma mensagem para você”, na qual foram distribuídas mensagens motivacionais aos pais e responsáveis, destacando a importância da valorização pessoal e do cuidado com a saúde mental.

 

Segundo a supervisora pedagógica da SESI Escola Macau, Biagna Fonseca, “as ações desenvolvidas durante o mês de setembro, na nossa Unidade, em alusão ao setembro amarelo, ajudaram a manter o ambiente escolar ainda mais afetuoso. Onde o bem-estar e a saúde mental dos nossos estudantes, pais e colaboradores foi o foco das atividades desenvolvidas, buscando a promoção da valorização da vida”

 

Durante a semana, a instituição contou com a parceria da Clínica AMI, que promoveu uma roda de conversa com o psiquiatra Alison Raniery. O encontro abordou a temática “Saúde mental: os desafios e cuidados na adolescência”, discutindo questões de autocuidado, prevenção e apoio emocional com os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

 

Os alunos e a equipe docente do Ensino Fundamental I prepararam uma galeria expositiva com trabalhos e atividades desenvolvidas em sala de aula ao longo do mês de setembro. As apresentações foram abertas aos pais e à comunidade escolar. No turno vespertino, os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio participaram de uma atividade reflexiva focada na superação de desafios e na importância do autoconhecimento.

 

As atividades culminaram no dia 30 de setembro, com um encontro na Praia de Camapum, reunindo colaboradores da unidade SESI Escola Macau. A programação incluiu uma atividade de relaxamento conduzida pela fisioterapeuta Natália Cortês e uma fala da psicóloga Mirelly, que reforçou a importância de desacelerar.