ISI-ER apresenta estudos sobre energia eólica offshore no Brazil Windpower Papers 2024

30/09/2024   14h15

Mapa mostra área objeto de estudos do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis: Levantamentos envolvem região do Amapá ao Rio Grande do Norte

 

 

Estudos do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) voltados à energia eólica offshore serão apresentados, nesta terça-feira (1º), no Brazil WindPower Papers 2024. 

 

O evento será realizado online. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site: https://inscricaodeeventos.com.br/informa/brazilwindpower/2024/usuario/index.asp.

 

A programação com a participação do Instituto será realizada a partir das 10h e inclui a apresentação do trabalho “Enhancing Offshore Wind Energy Assessment through Coupled Atmosphere-Wave Modeling: Case Study of Northeast Brazil” (Avaliação da energia eólica offshore por meio de Modelagem Acoplada Atmosfera-Onda: Estudo de caso do Nordeste do Brasil, em tradução livre).

 

O estudo analisa interações entre vento e ondas e o impacto na produção de energia eólica, especialmente no Rio Grande do Norte. 

 

O texto é assinado por Nícolas A. Bose, Vanessa de Almeida Dantas, Alessandro Rene Souza do Espírito Santo, Karen Fernanda Teixeira Braz Lima, Maria de Fátima Alves de Matos, Samira de Azevedo Santos Emiliavaca, Leonardo de Lima Oliveira, Luciano André Cruz Bezerra e Leandro Farina.

 

Já às 17h20, a participação do Instituto continua com o artigo “Definição de locais de infraestrutura de transmissão de escoamento da eólica offshore: Um estudo de caso no Rio Grande do Norte”. A autoria é de Priscila Pamplona Pereira Pinto, Rafael Dias Ribeiro de Almeida, Mariana Torres Correia de Mello Nobre, Raniere Rodrigues de Melo Lima e Maria de Fátima Alves de Matos.

 

O Brazil Windpowers Papers é uma iniciativa do Brazil Windpower, o maior evento de energia eólica da América Latina. A 14ª edição do evento será realizada entre 22 e 24 de outubro, em São Paulo.

 

Além dos artigos que serão apresentados, outros três trabalhos submetidos pelo ISI-ER foram escolhidos para publicação nos anais do evento, por estarem entre os 10 primeiros colocados de cada categoria na seleção deste ano.

 

A lista inclui “Integração do Recurso Eólico e da produção de hidrogênio para sistemas Off-grid”, de Alan Rodrigues de Sousa, Márcia Fernanda Teixeira de Menezes, Erika Fernandes Calasans Gomes de Barros e José Dario Silva Fidelis.

 

Outro destaque é “Estimativa do potencial do recurso eólico em um ponto estratégico da Margem Equatorial Brasileira“, elaborado por Karen Fernanda Teixeira Braz Lima, Nicolas de Assis Bose, Vanessa de Almeida Dantas, Alessandro Rene Souza do Espírito Santo, Samira de Azevedo Santos Emiliavaca, Ana Cleide Bezerra Amorim, Maria de Fátima Alves de Matos, Luciano André Cruz Bezerra, Leonardo de Lima Oliveira, Raniere Rodrigues Melo de Lima e Antonio Marcos de Medeiros.

 

A relação é completada pelo estudo “Análise da Geração de Energia em regiões homogêneas de Velocidade do Vento à 100m na Margem Equatorial Brasileira”, de Ana Cleide Bezerra Amorim, Raniere Rodrigues Melo de Lima, Leonardo de Lima Oliveira, Sophia Victoria Santos, Wendell Alves da Silva, Rafael Dias Ribeiro de Almeida, Luciano André Cruz Bezerra, Vanessa de Almeida Dantas e Antonio Marcos de Medeiros.

 

SOBRE O ISI-ER

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade, incluindo novas tecnologias como o hidrogênio verde.

 

A operação faz parte da maior rede privada de institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação criada no Brasil para atender as demandas da indústria, composta por 28 Institutos SENAI de Inovação. 

 

A Rede tem como foco a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Desde que foi criada, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em projetos de PD&I. 

 

O ISI-ER foi inaugurado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, em junho de 2021, com a conclusão das instalações e a operação plena dos laboratórios. 

 

Pesquisadores/as do Instituto foram pioneiros/as em estudos, com medições, sobre o offshore brasileiro.

 

Entre os trabalhos conduzidos pela equipe estão o novo Atlas Eólico e Solar do Rio Grande do Norte e iniciativas como o mais abrangente mapeamento em desenvolvimento no Brasil para identificar o potencial de geração de energia eólica com turbinas implantadas no mar, em convênio com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O projeto da primeira planta-piloto do Brasil para estudos voltados à energia eólica offshore, atualmente à espera de licenciamento no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), também integra o rol de principais existentes nesse campo.

 

Texto: Renata Moura

Imagem: Divulgação / ISI-ER