FIERN propõe diálogo com governo sobre possíveis PPPs para malha viária do RN

30/09/2024   11h06

A FIERN vai tratar das possibilidades de ampliação da malha viária no Rio Grande do Norte e de possíveis recuperações de estradas por intermédio de Parcerias Público Privadas (PPPs), em trechos que sejam necessários para melhorar a infraestrutura das atividades industriais.

O presidente da Federação das Indústrias, Roberto Serquiz, e o secretário de Infraestrutura do Estado, Gustavo Rosado, definirão os rumos destas PPPs. A interlocução sobre as parcerias entre os setores públicos e privados com esse objetivo ficou acertada durante a 7ª reunião da Diretoria da FIERN, realizada na sexta-feira (27.09), em Mossoró.

“Acatamos a boa provocação do secretário para um diálogo que visa segmentar a definição de Parcerias Público Privadas com relação a projetos para rodovias. Claro que precisa de estudos mais detalhados por setor; a exemplo da mineração no Seridó; da atividade do sal, na região Salineira; do setor Petrolífero; e outros setores e regiões do Estado”, disse Roberto Serquiz.

O secretário de Infraestrutura participou da reunião da Diretoria da FIERN para apresentar um diagnóstico das características das rodovias e o planejamento do Governo estadual para recuperar e ampliar a malha viária.

O presidente da FIERN afirmou, após a exposição de Gustavo Rosado, que o Observatório da Indústria Mais RN, a Secretaria de Infraestrutura, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e demais órgãos do Governo estadual poderão dialogar para avançar nas definições sobre as PPPs na área de rodovias.

“Vamos dialogar, porque temos na pauta com o governo a necessidade de melhoria da nossa infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, assinalou Roberto Serquiz. Além disso, ele destacou que os estudos técnicos e as informações que os próprios segmentos irão fornecer vão contribuir para indicar os projetos de possíveis parcerias público privada para rodovias.

“Isso é fundamental para a industrialização do Estado. Trata-se de resolver um problema logístico e equacionar um problema que tem implicações para o custo RN”, observou Serquiz. “Então, essa saudável provocação do secretário [sobre a necessidade de PPPs para algumas expansões rodoviárias] traz a oportunidade de discutirmos o assunto”, disse.

Ele lembrou que o Estado tem uma lei de Parcerias Público Privadas e agora poderá ser detalhado quais trechos e as maiores necessidades, além do potencial para atrair empreendedores ou parceiros.

Durante a explanação na reunião da diretoria da FIERN, o secretário disse que há ações com programas de conservação, de recuperação, expansão do sistema rodoviário e carteira de projetos executivos. Atualmente, está em execução um programa de recuperação, a partir de um financiamento obtido após o governo assinar o Plano de Recuperação Fiscal. O Estado busca acesso a um crédito junto ao Banco Mundial e novas emendas parlamentares ao Orçamento da União para incluir novos trechos.

A reunião de diretoria teve a participação do vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira; do vice-presidente da CNI, Amaro Sales, dos demais diretores Executivos da FIERN, de presidentes de sindicatos filiados à FIERN, gestores e secretários de Estado.