SESI Escola de Referência de Mossoró ganha novas instalações com maior Arena de Robótica do RN

30/09/2024   10h51

A apresentação das novas instalações contou com a participação de colaboradores da SESI Escola de Referência – Foto: Saulo Santiago

As novas instalações da SESI Escola de Referência Mossoró – Expedito Amorim foram oficialmente apresentadas à diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), colaboradores e gestores do Sistema em solenidade, nesta sexta-feira (27). A unidade que atende mais de 1,6 mil alunos e conta com 60 colaboradores passou por uma ampliação de 3 mil metros quadrados e conta, agora, com mais 16 salas de aula e com a maior Arena de Robótica do estado, se tornando a segunda escola de referência do RN.

“São 1.680 sementes e sei que teremos bons frutos de todos os jovens que por aqui passarão”, disse o superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins, em seu discurso na cerimônia. De acordo com ele, a ampliação da unidade representa um marco para a educação local. Aos professores e colaboradores da SESI Escola, finaliza: “A educação é transformadora e vocês têm oportunidade de transformar gerações”.

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou a importância do SESI-RN para a educação do estado, como também relembrou o projeto Interiorizando a Educação, que acontece em Acari, fruto de uma parceria com o SESI-SP. “Se orgulhem de fazer parte desse time do SESI no Rio Grande do Norte”, disse o presidente da Federação aos colaboradores da unidade.

O vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Amaro Sales, ressaltou o impacto positivo da ampliação da unidade para a cidade e a região. “Estamos entregando um presente a Mossoró, e um presente de altíssima qualidade”, afirmou Sales, destacando o investimento na educação como essencial para o desenvolvimento local.

A Coordenadora Executiva de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, destacou a importância da inauguração das novas instalações da SESI Escola de Referência em Mossoró. “É a realização de um sonho que eu vi nascendo, que a gente escreveu o projeto desde o início”, afirmou.

Medina enfatizou o cuidado com cada detalhe na construção da escola, ressaltando que todas as decisões foram tomadas pensando no bem-estar e na experiência dos alunos. “A escola foi pensada como um projeto, mas em cada quadradinho de cerâmica, pensamos: ‘Será que eles vão gostar? Será que isso aqui é adequado?’ E tudo foi feito de forma muito transparente”, concluiu.

O modelo de Escola de Referência do SESI propõe uma integração entre as disciplinas do currículo educacional brasileiro e atividades complementares, como programação, robótica e empreendedorismo. O objetivo é proporcionar uma formação alinhada às necessidades do mercado de trabalho, com foco especial na indústria. No RN, a primeira Escola de Referência inaugurada foi a SESI Escola de São Gonçalo do Amarante.

Juliano Martins, Amaro Sales e Roberto Serquiz discursaram no evento – Foto: Saulo Santiago

Estrutura de referência

O projeto de ampliação em Mossoró incluiu a construção de 16 novas salas de aula organizadas por áreas de conhecimento. Além das salas, a escola conta com uma biblioteca moderna integrada a um laboratório de informática com capacidade para 42 computadores e uma equipada arena de robótica considerada a maior do estado.

Cada sala de aula conta com lousas digitais interativas, que integram computadores a quadros sensíveis ao toque, otimizando o ensino e proporcionando maior imersão dos alunos nos conteúdos.

A Arena de Robótica foi equipada para competições em modalidades como FLL, FRC e F1 in Schools, além de ter impressoras 3D e outras ferramentas que incentivam a prática dos conhecimentos adquiridos e estimulam a criatividade dos alunos.

A ampliação inclui ainda um Spacemaker dedicado ao desenvolvimento de projetos práticos pelos estudantes. As novas instalações da unidade também foram equipadas com um pátio com capacidade para até 1,4 mil alunos, além de cantina e banheiros.

Com essas inovações, o SESI reforça seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade, alinhada às demandas do mercado e às expectativas dos alunos e suas famílias.

O gerente da unidade do SESI-RN em Mossoró, Lucas Paiva, destaca que a ampliação foi feita com o objetivo de oferecer uma estrutura ainda melhor aos estudantes.“Esta é de fato uma unidade de referência, e essa referência vem sendo multiplicada pelos nossos próprios alunos para toda a comunidade”, disse.

Escola tem a maior Arena de Robótica do RN – Foto: SESI-RN

Diretores realizam reunião de conselho em novas instalações

As reuniões do Conselho Regional do SENAI-RN, do SESI-RN e da diretoria da FIERN foram realizadas nas novas instalações da SESI Escola de Referência, em Mossoró, nesta sexta-feira (27).

Durante reunião do SESI-RN, o superintendente regional Juliano Martins destacou as ações da instituição voltadas para o estímulo à aprendizagem, com foco em iniciativas como robótica educacional, olimpíadas de conhecimento e o desenvolvimento de projetos temáticos. “Nossas escolas têm provocado os alunos a buscar novos conhecimentos”, afirmou Martins.

Além das atividades educacionais, Martins ressaltou as ações culturais promovidas pelo SESI, como o Circuito Cultural, realizado em Caicó, Mossoró e Natal, e o SESI Formando Talentos, evento ocorrido no Solar Bela Vista. Ele também destacou as iniciativas do SESI em Saúde e Segurança na Indústria (SSI), áreas em que a instituição atua de forma contínua para apoiar empresas e trabalhadores.

Texto: Líria Paz
Fotos: Saulo Santiago