Em Mossoró, presidente da FIERN defende ambiente de negócios favorável à neoindustrialização

27/09/2024   11h13

Ao visitar as instalações da Usibras, no Parque Industrial de Mossoró, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, fez um enfático pronunciamento em defesa da inserção do Rio Grande do Norte na neoindustrialização. Ao mesmo tempo, apontou que, para isso, é necessário um ambiente favorável aos empreendimentos e citou a Usibras como modelo coerente com as ações que são planejadas e executadas para a conquista de uma nova indústria de transformação.

“Precisamos estimular este tipo de empreendimento, que é um modelo de indústria de transformação. O mundo vai nesta direção. Perdemos décadas, mas é necessário recuperar a industrialização”, destacou Roberto Serquiz, após percorrer as unidades de produção da indústria, em Mossoró, e falar no auditório da empresa.

Ele disse que atualmente países, a exemplo dos Estados Unidos e dos que integram a União Europeia, têm investimentos bilionários para estimular a retomada de suas atividades industriais. O Programa Nova Indústria Brasil, por sua vez, busca incentivar a reestruturação da indústria de transformação nacional.

Para o presidente da FIERN, são aspectos que demonstram o momento no qual há uma percepção de que é necessário e inadiável assegurar as condições que favoreçam a atividade industrial.

Ele ressaltou que, no Rio Grande do Norte, a FIERN tem atuado e defendido a adoção de políticas públicas de estado, a exemplo de uma lei que define as bases de uma política industrial. A Federação apresentou a proposta para um projeto de lei com esse objetivo. “E quando apresentamos esses projetos, são de forma técnica, afinal não interessa ao Estado perder tempo”, observou.

“A Federação das Indústrias tem levado adiante um trabalho focado em projetos que assegurem ao Rio Grande do Norte um desenvolvimento sustentável, ao defender e sugerir programas que melhorem o ambiente de negócios, a logística ou a infraestrutura do Estado”, acrescentou.

No crescimento da própria Usibras, ele considera que há um modelo com aspectos que devem ser considerados nos incentivos à atividade industrial. A infraestrutura do fornecimento do gás natural, com o incentivo fiscal, favoreceu a instalação da empresa no Parque Industrial.

Durante a programação, a governadora Fátima Bezerra e o superintendente da Usibras, Guilherme Assis, assinaram contratos dos programas Polo Gás Sal e do RN Mais Gás. Usibras tem mais de 40 anos – iniciou as atividades no ano de 1979, em Mossoró. Atualmente, é a maior processadora de castanha de caju do mundo com unidades de processamento no Ceará, Rio Grande do Norte, Gana, na África e New Jersey, nos EUA. Apenas nas unidades do Brasil, a empresa processa mais de 100 mil toneladas de castanha de caju por ano.

Também participaram da visita e acompanharam a solenidade de assinatura o vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira; diretor primeiro tesoureiro, José Garcia da Nóbrega; o diretor Francisco Pereira Soares; a coordenadora de Relações Institucionais e com o Mercado, Ana Adalgisa, o chefe de Gabinete, Helder Maranhão; além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, demais secretários e auxiliares da governadora.

Texto: Aldemar Freire

Fotos: Raiane Miranda e Aldemar Freire