A governadora Fátima Bezerra aceitou o convite para o governo passar a integrar o Cluster Tecnológico Naval do RN. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23), durante reunião na Casa da Indústria, com o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, diretores executivos, gestores e secretários de Estado. Na ocasião, o presidente do Cluster, Amaro Sales, fez o convite para o governo fazer parte da composição da associação que tem como objetivo fortalecer a economia do mar no Estado e Fátima Bezerra aceitou. Durante o encontro, o presidente da FIERN também apresentou uma proposta para modernizar a lei estadual de política ambiental [link para ler mais aqui].
“O governo aceita o convite”, disse Fátima Bezerra sobre a participação do governo estadual no cluster. Amaro Sales lembrou que a fundação do Cluster Naval do RN foi um desafio liderado pela Federação das Indústrias. Atualmente, há um ecossistema em torno desta associação que, com a participação do Governo, estará articulado em uma “tríplice hélice”: iniciativa privada, instituições acadêmicas e públicas.
“Isso é importante, uma vez que estão contemplados no cluster setores com potencial econômico e vocação para o desenvolvimento, entre os quais os de logística, do sal, de petróleo e derivados, hidrogênio verde, energia eólica offshore, estrutura portuária, pesca e esportes náuticos. Então, com a força dos 420 quilômetros de litaral do Rio Grande do Norte e a relação entre as empresas destes setores com o Estado, a repercussão econômica é bastante positiva, fortalecida pelo cluster”, afirmou.
Atualmente, o Cluster Tecnológico Naval conta com 15 membros e seis fundadores. De acordo com o presidente do Conselho de Administração e vice-presidente da CNI, Amaro Sales, a entrada de novos participantes fortalece um ambiente de intercâmbio de informações e negócios no RN. “Faz parte das nossas primeiras iniciativas crescer este vetor”, afirmou Amaro Sales.
Texto e fotos: Aldemar Freire