O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realizou a premiação do Grand Prix de Inovação etapa escolar, um evento que celebra a criatividade e o talento dos futuros profissionais da indústria. Jovens estudantes de diversas áreas se uniram em equipes para desenvolver projetos inovadores que buscam solucionar desafios reais da sociedade e das empresas. Durante o evento, que encerrou a I Semana de Administração do SENAI-RN, na quinta-feira (19), medalhas foram entregues às equipes que conquistaram os três primeiros lugares do Grand Prix.
O grande vencedor da edição do Grand Prix SENAI de Inovação, com a ideia HidroSensor, é a escuderia formada por Kleyton de Castro Fernandes, Glória Marília de Lima Costa, Luíz Felipe Dias de Medeiros, Gabriel Nunes Ferreira e seu mentor, o instrutor Edmilson de Oliveira Bezerra, que recebeu medalha de ouro.
Em segundo lugar, com a ideia Sistema Eficiente de Uso de EPI’s, a escuderia formada por Yago Alves dos Santos, Wesley Ferreira Santana, Rose Yasmim Fonseca Nascimento, Yasmim da Silva André e seu mentor, o instrutor Emerson Albuquerque, conquistou medalha de prata.
Em terceiro lugar, com a ideia AcquaSonic, ficou a escuderia formada por Rafael Antonio Ribeiro Elias, Edson do Carmo Ferreira, Kelly Jucelle Costa Dantas e sua mentora, a instrutora Jeane Kelly de Oliveira Ribeiro, condecorada com o bronze.
“O Grand Prix SENAI de Inovação é uma corrida de inovação aberta em que as escuderias formadas por equipes multidisciplinares criam, desenvolvem e participam de soluções inovadoras para desafios reais de indústrias e da sociedade. Esta edição teve abrangência escolar entre as unidades de nossa sede em Natal”, explica Caio Delfino, que coordenou o evento.
Ao todo foram 70 participantes entre docentes e alunos dos cursos de Administração, Design de Moda, Edificações, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho e Sistemas de Energias Renováveis de todos os turnos. “Foram formadas 14 escuderias que competiram pelo pódio das ideias mais criativas”, acrescenta.
A competição, que contou com a participação de alunos e professores, foi marcada pela diversidade de ideias e pela busca por soluções sustentáveis e eficientes. Os projetos que concorreram trazem inovadores e demonstram o potencial criativo dos participantes.
“O Grand Prix SENAI de Inovação é muito mais do que uma competição. É uma oportunidade para os jovens desenvolverem habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico”, afirma o coordenador. “Estamos muito orgulhosos de ver o talento e a dedicação desses estudantes”, completa Caio Delfino.
Para ele, que parabenizou a todos os participantes por terem “embarcado em uma jornada desafiadora”, a cerimônia de premiação foi um momento de celebração e reconhecimento para todos os participantes. As equipes vencedoras foram premiadas com medalhas e o os primeiros lugares com brindes.
“Sabemos que, em uma competição como essa, nem todos alcançam o pódio, mas o espírito de inovação vai além de troféus e medalhas. Cada ideia, cada esforço investido, e cada aprendizado adquirido ao longo desse processo são vitórias em si. Vocês são o futuro da inovação, e o que foi iniciado aqui certamente ecoará em suas trajetórias pessoais e profissionais”, disse.
Participantes destacam aprendizado dos desafios
Para o instrutor do SENAI-RN, Dinedso Fonseca, o importante é participar. “Participar do GP foi desafiador pra mim enquanto docente, principalmente por ser a primeira vez que participo, consegui mobilizar a turma e formamos 3 escuderias, meus alunos se dedicaram o máximo e abraçaram o desafio, estou orgulhoso de cada um”, diz.
Os alunos também consideraram muito bom a participação no Grand Prix SENAI de Inovação. Eles pontuaram que foi um processo de grande aprendizado.
Clayton de Castro, do curso técnico de Eletrotécnica considera que aprendeu muito ao participar do Grand Prix. “Foi um grande aprendizado para a gente, como equipe, porque foi uma demanda vinda de última hora, entre aspas, e temos que resolver em dois dias. Então foi um desafio imenso”, diz.
Rose Yasmin, aluna de Tecnologia de Segurança do Trabalho, também concorda que participar do Grand Prix foi um aprendizado para todos. “Teve a colaboração e o empenho de todos. Foi algo que foi bastante desafiador para a gente, mas que a gente aprendeu diversas coisas, principalmente o lado da tecnologia, que nosso projeto tem um pouco da tecnologia. Então foi bastante desafiador para a gente e de certa forma a gente levou isso de aprendizado para a gente”, diz.
Rafael Antônio, do curso de eletrotécnica, diz que participar do Grand Prix foi um desafio, e que não foi fácil. “A nossa equipe se encontrava em horas diferentes, mas se comunicando dentro das redes sociais. Então, foi um desafio, mas gratificante; foi um processo muito de aprendizado, muito bom e quero participar mais vezes”, diz.
Stefany Veloso, aluna do curso técnico de Design de Moda, diz que pesar de não ter ganhado, poder ter a experiência junto com os colegas de participar do Grand Prix, foi incrível.
“Juntas várias ideias em uma causa que acreditamos para o futuro da moda instigou nosso lado artístico e também o lado business, para uma experiência imersiva sobre uma parte do mercado. Que mais projetos como esse possam brilhar nas mãos de mais pessoas do mundinho SENAI”, afirma.
Na premiação não aconteceu o detalhamento dos projetos, o que deve ser feito em outra ocasião ainda a ser agendada.
Confira no link a plataforma do Grand Prix Senai de Inovação: https://plataforma.gpinovacao.senai.br/plataforma/desafio/1669
Texto e fotos: Jô Lopes