Em celebração à Semana do Sorvete, o Sindicato das Indústrias de Sorvetes e Congelados do Rio Grande do Norte (SINDISORVETE-RN) promove, nesta quinta (19) e sexta-feira (20), a campanha “Doe Sangue com Mais Sabor”, em parceria com o Hemonorte. Durante os dois dias, os doadores de sangue que comparecerem ao Hemonorte receberão um picolé de frutas como forma de agradecimento por sua solidariedade. A ação conta com o apoio da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN (UDI) e visa reconhecer a importância dos doadores no salvamento de vidas.
Zauleide Queiroz, presidente do SINDSORVETE-RN, destacou o foco da campanha em fortalecer ações sociais. “Gostamos muito de fazer trabalhos de ação social voltados para ONGs e instituições carentes. No caso do Hemonorte, percebemos que constantemente eles anunciam quando precisam de doadores. Com isso, estamos tentando fazer um trabalho conjunto para atrair mais doadores”, explicou.
A presidente destaca ainda que a iniciativa tem a finalidade de incentivar a doação. “O intuito dessa ação é estimular as pessoas e fazê-las entender que o trabalho social também acontece dentro das indústrias e das empresas”, completa.
A diretora técnica do Hemonorte, Miriam Mafra, ressaltou a necessidade de doadores com tipagem sanguínea negativa (A-, B-, AB-). Ela enfatizou que iniciativas como a do SINDSORVETE-RN são fundamentais para atrair mais doadores. “Quanto mais segmentos da sociedade civil e organizada se unirem a nós para divulgar a cultura da doação, mais fortalecido será o nosso trabalho”, afirmou.
Quem decidiu doar pela primeira vez foi Tatiane Regina, 22, que é profissional de Educação Física. Ela destaca que o gesto foi incentivado por uma ação da igreja a qual frequenta e destaca que iniciativas como essa são fundamentais. “Sou grata a Deus por conseguir ajudar as pessoas e salvar vidas”, disse.
Como Doar
De acordo com o Ministério da Saúde, para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. É necessário apresentar um documento oficial com foto e ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas. Também é recomendado evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação e aguardar duas horas se a doação ocorrer após o almoço.
Ao chegar no Hemonorte, o paciente passa por uma entrevista e triagem. Segundo a diretora técnica Miriam Mafra, também é importante não ter diagnóstico de doenças transmissíveis pelo sangue como HIV, sífilis e hepatites.
Em um período de 12 meses, um homem pode fazer até 4 retiradas e a mulher pode doar até 3 vezes no mesmo período.
Serviço
Data e Local: 19 e 20 de setembro
Horário: Seg à Sáb – 7h às 18h
Hemonorte, Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1800 – Tirol, Natal – RN, 59015-350