No Fórum Caminhos do RN, Paulinho Freire defende parceria entre gestão pública e iniciativa privada

17/09/2024   14h52

O candidato a prefeito de Natal, deputado federal Paulinho Freire, assegurou que, se for eleito, as parcerias com a iniciativa privada será um dos destaques de sua gestão. “Tudo que for para gerar emprego terá nosso apoio”, garantiu, durante o Fórum Caminhos do RN, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), nesta terça-feira (17), na Casa da Indústria. O evento reuniu diretores, presidentes de sindicatos, colaboradores e membros de instituições parceiras da Federação. Na ocasião, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, entregou aos candidatos a Agenda Caminhos do RN — Eleições Municipais Natal.

“Acredito muito na iniciativa privada pelo trabalho, organização, planejamento, porque dá resultados. E na gestão pública não é diferente, também precisa de resultados, não financeiro, mas para chegar na ponta, com os serviços que atendam as pessoas”, observou. “Por isso, sou a favor das parcerias público privadas”, acrescentou.

Ele citou o exemplo de um convênio feito em São Paulo com clínicas particulares para atender usuários da rede de saúde entre 20h e 8h. “Lá praticamente zeraram a demanda [reprimida]”, exemplificou. “Quem está doente não pode esperar dois ou três anos e ainda tem quem fique contra as PPPs”, comentou.

Paulinho Freire fez um prognóstico positivo das repercussões econômicas da revisão do plano diretor. Ele disse que o início das obras de 70 empreendimentos licenciados a partir das regras que estão em vigor, após as mudanças nessas regras, vão repercutir em investimentos que somarão R$ 2,4 bilhões. Além disso, vão gerar dez mil postos de trabalho. “Esse Plano Diretor é fundamental para Natal”, comentou.

O candidato destacou que o novo Plano Diretor pode passar por uma revisão em dois anos e meio. Por isso, é preciso, disse, ficar atentou para o posicionamento sobre o assunto dos que pretendem gerir a cidade. “Como presidente da Câmara, na época, trabalhei muito para aprovar a revisão do Plano Diretor [que está em vigor]”, rememorou.

Para o candidato, é necessário fazer parcerias com a iniciativa privada para atrair mais empreendimentos e as mudanças propiciam o ambiente para esses investimentos.

Ele disse que, para a Ribeira, tem um projeto que começou a amadurecer a partir de um diálogo com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. “Ele disse que conseguiu a revitalização do Pelourinho, que também é um centro cultural e histórico, por intermédio da Lei Rouanet e indicou um escritório [que atuou no programa para tratar de algo semelhante para a Ribeira]”, narrou. E disse que o escritório constatou as condições para ser implementado, na Ribeira, um projeto de captação via lei de incentivo cultural, para recuperar o bairro e que pode incluir uma região do Passo da Pátria.

Para a Cidade Alta, ele afirmou que pretende estimular a retomada das atividades com incentivos fiscais voltados a empreendimentos comerciais e residenciais. “Com isso, pode voltar a ser pujante”, comentou.

Para ele, há o problema de segurança jurídica na cidade e no Estado. E apontou como exemplo exigências que considera excessivas de órgãos de controle, algo que não percebe em capitais de estados vizinhos, onde, segundo o candidato, as instituições são mais colaborativas quando está em foco o desenvolvimento do município.

O deputado afirmou que é preciso união entre as classes política, empresarial e as instituições para crescimento da cidade. Ele disse que passada as eleições as diferenças partidárias não devem impedir o diálogo. Apontou também a necessidade de modernização do sistema de transporte público. “Não podemos mais ter uma cidade com um sistema de transporte defasado”, alertou.

O candidato defendeu ainda a urbanização de Ponta Negra e citou aspectos que estão previstos em seu programa de governo, como a pavimentação de 730 ruas e a construção da Via Mangue, entre as Pontes Newton Navarro e a de Igapó.

Durante a apresentação do candidato no Fórum Caminhos do RN, Paulinho respondeu a perguntas sobre a adoção de parcerias para adotar em Natal o programa que o SESI executa em Acari para melhoria do ensino fundamental e sobre empreendedorismo na área digital. Ele assegurou que, se for eleito, vai adotar as medidas para firmar o convênio que traga o projeto para a educação pública de Natal. Paulinho Freire observou que pretende usar a tecnologia e aplicativos digitais para ter eficiência e qualidade nos serviços da Prefeitura.

Texto: Aldemar Freire

Foto: Cyntthia Campos