SESI-RN promove ações voltadas ao Setembro Amarelo para promover a saúde mental nas indústrias

13/09/2024   09h37

SESI-RN realizou ações na empresa Conectron

No mês do “Setembro Amarelo”, o Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) desenvolve uma série de ações e intensifica programas relacionados à valorização da vida e à saúde mental. As iniciativas envolvem palestras presenciais e online para colaboradores de empresas, a execução da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) e a programação do Projeto de Atenção Primária à Saúde (APS), nas quais esses temas são destacados com orientação especializada por técnicos do SESI.

A gerente da área de Saúde e Segurança na Indústria, Maria Alice Soares de Carvalho, afirma que o Setembro Amarelo traz a oportunidade de ressaltar a importância da saúde mental. “Neste mês, sempre relembramos que esse é um tema central e um dos aspectos que devem ser considerados como fundamentais pelas organizações. Reafirmamos, claro, que não se trata de um assunto para estar no foco apenas nesses trinta dias, mas sim ser abordado e permanecer no radar de maneira integral e permanente para um ambiente de trabalho saudável”, acrescenta.

Ela informa que a equipe do SESI tem desenvolvido diversos projetos e levado serviços nessa direção para empresas que firmam parceria com a instituição. Como exemplo, cita as ações executadas na terça-feira (10.09), junto aos colaboradores da Zurick Airport, durante a Sipat na empresa. Na ocasião, houve ações de prevenção e promoção para uma vida saudável.

Os funcionários da Zurick que trabalham no Aeroporto de São Gonçalo tiveram suporte em um “circuito saúde”, com massoterapia e orientação de profissionais para alongamentos. Também foram apresentados os serviços do Programa de Saúde Mental do SESI-RN à coordenadoria de Saúde e Segurança da empresa.

Nesta semana, a equipe do SESI-RN que atua no projeto de Atenção Primária à Saúde (APS) esteve na Conectron e na Bonor para momentos de orientação aos colaboradores sobre o programa. O projeto tem o objetivo de reduzir adoecimentos crônicos, como hipertensão e diabetes, e melhorar a saúde mental. Para isso, são incluídos no programa serviços do portfólio do SESI que incluem promoção da alimentação saudável, acompanhamento psicológico e atividades físicas.

Na Conectron foram entregues kits com recipientes para levar marmitas térmicas e cadernos para anotações. O objetivo é estimular que os colaboradores levem alimentação saudável e façam anotações sobre o cotidiano, escrevam livremente para organizar o dia a dia, extravasar pensamentos e, com isso, evitar que o acúmulo de preocupações estressantes se transforme em potenciais problemas de saúde mental. O projeto também inclui orientação para atividade física individualizada.

Na Bonor, foi desenvolvida uma programação de Pilates e Funcional, também com orientação direcionada para as necessidades de cada funcionário.

A programação do SESI-RN voltada para saúde mental, nesta semana, incluiu também a palestra da psicóloga Bruna Fernandes, na Armil. “Falamos sobre o Setembro Amarelo, um mês de conscientização a respeito da prevenção do suicídio e, também, valorização da vida. É importante quebrar tabus sobre o assunto, falar sobre os adoecimentos que podem levar a esses pensamentos e deixar todos mais reflexivos sobre os cuidados com a saúde mental. Isso tudo de forma responsável”, disse.

Nesta quinta-feira (12.09), foi realizada uma palestra, desta vez online, para os colaboradores da Vestas.

Com todas essas iniciativas, o SESI-RN destaca, no mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio a importância da saúde mental. O SESI Nacional também tem destacado a relevância do tema. “Durante esse período, são realizadas campanhas destacando a importância de um diálogo aberto e a busca por apoio emocional. O cuidado com o assunto envolve reconhecer sinais de sofrimento, buscar ajuda profissional e fortalecer redes de apoio”, aponta mensagem do Serviço Social da Indústria em suas redes sociais.

Confira:

Texto: Aldemar Freire