SESI-RN e Liga Contra o Câncer formam parceria para diagnóstico precoce

5/09/2024   11h57

O Serviço Social da Indústria (SESI-RN) e a Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer firmaram uma parceria para identificar fatores de risco e reduzir a incidência de câncer em estágio avançado entre trabalhadores da indústria. O encontro, realizado na tarde desta quarta-feira (04), na Casa da Indústria, deu início a uma pesquisa que será conduzida até novembro de 2025.

A pesquisa será feita por meio de uma série de perguntas com a finalidade de entender fatores de risco relacionados à doença, como o ambiente de trabalho, alimentação, o consumo de álcool e histórico familiar. A partir da coleta, o grupo de pesquisa irá desenvolver um plano de ação e mapear o acesso dos trabalhadores a exames de rastreamento de câncer.

“Analisando isso dentro de uma população, nós somos capazes de propor ações de rastreamento, ações de promoção, ações de diagnóstico precoce do câncer. O objetivo final desse estudo é, depois de implantar as ações, feito o diagnóstico, é diminuir o número de pacientes com doença avançada”, detalha o diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga Contra o Câncer, Edilmar de Moura.

De acordo com a gerente executiva de Saúde e Segurança na Indústria (SSI), Alice Carvalho, duas empresas associadas da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) já aderiram à iniciativa. Ela destaca que o SESI-RN tem o propósito de ajudar a melhorar o acesso desses trabalhadores a tratamentos, a depender do resultado da pesquisa.

“Junto com o SESI, a Liga irá desenvolver esse trabalho de pesquisa e diagnóstico. Com isso, poderemos realizar um plano de ação com os colaboradores e com as indústrias, e, de acordo com o diagnóstico, os trabalhadores poderão fazer o tratamento de forma segura e imediata, que é a nossa grande preocupação”, destaca Alice Carvalho.

A gerente-geral de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga, Amália Rêgo, destaca a importância da iniciativa e da parceria com o SESI-RN. “Tanto a Liga, através do seu Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação, quanto o SESI RN são instituições que buscam a excelência em soluções integradas de saúde e educação, portanto, parcerias como essa fortalecem a nossa capacidade de responder às necessidades sociais, através do ensino e da pesquisa, de maneira mais eficaz e abrangente, promovendo a inovação e a sustentabilidade das nossas ações”, disse.

Segundo o gerente de Pesquisa Institucional da Liga, Kleyton Medeiros, a pesquisa será realizada também com a população do interior do estado e que dela, será realizado o projeto Caminhos da Saúde, que visa facilitar o acesso de pacientes diagnosticados à rede de tratamento do SUS antes que a doença avance. “O câncer diagnosticado precocemente tem maiores chances de cura”, finaliza.

Participaram da reunião, o diretor de Operações do SESI-RN, Jaime Mariz; o gerente do NIR e Navegação Oncológica, Júnior Gomes; Bruna Fernandes, psicóloga do SESI-RN; a coordenadora de pesquisa institucional da Liga, Flávia Chiavone; e o membro da superintendência da Liga e gestor de Projeto Institucional, Maciel Matias.

Texto e fotos: Líria Paz