IEL-RN e Secretaria de Educação do RN discutem convênio para expansão de estágios obrigatórios na rede estadual

4/09/2024   17h33

O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte (IEL-RN), Juan Saavedra, recebeu representantes da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) em uma reunião realizada para discutir o convênio entre as duas instituições. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (04), na Casa da Indústria, e teve como pauta o convênio que visa proporcionar estágios obrigatórios para alunos de nível médio integrado a cursos técnicos da rede estadual de ensino.

Durante a reunião, foi anunciada a implementação de uma taxa administrativa diferenciada, com o objetivo de fomentar as contratações de estagiários por meio do programa. De acordo com o superintendente, a medida busca facilitar o acesso dos estudantes a oportunidades de estágio.

“A parceria do IEL com a SEEC vai fomentar o Programa de Estágios para alunos do ensino técnico profissionalizante, e consequentemente para os municípios do interior do estado. Também para empresas que podem enxergar o programa como um facilitador nos seus processos, e que ajudam, inclusive, a fomentar o programa socioeducativo fazendo com que os alunos tenham o primeiro contato com o mercado de trabalho”, destaca Juan Saavedra.

Com a adoção da taxa administrativa diferenciada, espera-se ampliar o número de empresas interessadas em participar do programa, oferecendo mais vagas de estágio para os estudantes da rede estadual. “Esse convênio é importante também para aumentarmos a nossa capilaridade”, completa.

A subcoordenadora de educação profissional do RN, Sayonara Rêgo, ressalta que a iniciativa reforça o compromisso das instituições em colaborar para o desenvolvimento profissional dos jovens no estado. “É uma forma de dar oportunidade aos nossos jovens estudantes a ingressarem no mundo do trabalho, porque quando estão fazendo um curso técnico eles já têm essa visão que estão se preparando para uma profissionalização e o estágio é a materialização dessa profissionalização”, diz

Sayonara destaca ainda que esse trabalho deverá beneficiar estudantes da rede pública e, em consequência, abranger jovens de baixa renda que buscam por oportunidades no mercado de trabalho. “Trabalhamos com famílias vulneráveis, então eles ficam vibrando para chegar o momento e conseguir um estágio. A parceria é importantíssima porque abre muitas portas para essa juventude”, finaliza.

Também participaram da reunião, a secretária-adjunta da SEEC, Cleonice Kozerski; os assessores pedagógicos Júlio César Oliveira e Jonathan Melo; e André Pereira, responsável técnico da área de Estágio e Carreiras do IEL-RN.

Convênio atende alunos em diversos cursos técnicos

O convênio IEL-RN e SEEC teve início em maio de 2022, com o objetivo de promover a contratação de alunos da Educação Profissional da rede estadual de ensino no RN. Desde então, foram realizados 14 encontros, entre reuniões e palestras, em Natal e em cidades como Mossoró, Acari e Areia Branca.

Atualmente, conta com 647 alunos participantes e 42 vínculos de estágio ativos, segundo levantamento de agosto de 2024, de cursos técnicos como Administração, Informática; Edificações; Sistemas de Energia Renovável; Meio Ambiente; Segurança do Trabalho; Nutrição e Dietética e Vestuário.

Texto e fotos: Líria Paz