O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, destacou o papel da obra de engorda da praia de Ponta Negra para melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar um dos maiores patrimônios naturais da cidade de Natal. Ele participou, na manhã desta sexta-feira (16), da apresentação técnica sobre a obra promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (CREA-RN). A Coordenadora Executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, também participou do evento.
No evento, o engenheiro civil Pedro Tognozzi, representante da DTA Engenharia, empresa responsável pela realização da obra, realizou uma apresentação do projeto executivo da obra de engorda da praia de Ponta Negra, mostrando as técnicas que serão utilizadas e o cronograma de fases do projeto, como também as demais experiências da empresa em empreendimentos desse tipo ao longo da costa brasileira.
Além disso, o professor Eduardo Felga Gobbi, engenheiro civil especialista em obras de engorda de praia, compartilhou conhecimentos sobre esses projetos, desde a implementação até o pós-obra.
Para Roberto Serquiz, o evento foi fundamental para formar multiplicadores de conhecimento a respeito do tema. “Foi um debate necessário para a sociedade entender a envergadura e a qualidade desse projeto. As apresentações passaram a credibilidade e a segurança que a obra terá, com o mesmo sucesso que ocorreu nas demais cidades em que foram executadas intervenções semelhantes pela empresa”, afirma.
“A obra vai garantir a preservação do nosso maior cartão-postal, que é o Morro do Careca, além de garantir qualidade de vida para os natalenses que frequentam a praia e para os turistas que a visitam”, completa Serquiz. “Por consequência, essa iniciativa vai gerar, também, desenvolvimento econômico para a cidade”, conclui.
Já o presidente do CREA-RN, Roberto Wagner, aponta que o Conselho tem o papel de promover o desenvolvimento técnico e científico do estado. “O objetivo do Crea é garantir que todos os envolvidos estejam bem informados e engajados nas questões que afetam diretamente o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Nosso intuito é ampliar o conhecimento, mas também promover um espaço de troca de experiências entre profissionais, instituições, sempre em defesa da sociedade”, explica.
Representando a Prefeitura de Natal, o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, destaca que o principal cartão postal da cidade necessita da obra. “O Morro do Careca está agonizando e necessita dessa engorda. Queremos transformar Ponta Negra para gerar pujança no turismo e no comércio da região”, frisa.
Texto: Guilherme Arnaud
Fotos: Ascom/CREA-RN