O delivery para ampliar o relacionamento das panificadoras com os clientes, garantir melhores resultados nas vendas e assegurar as alternativas para melhores serviços. Essas foram os temas abordados, na manhã desta quarta-feira (07.08), no evento “Conexão”, promovido em uma parceria entre a FIERN, o SINDIPAN-RN, o SEBRAE e a Rede Pão. Trata-se de um encontro que proporciona uma continuidade e aprimoramento, com adaptação às condições locais, do conhecimento adquirido durante a Feira Internacional da Panificação e Confeitaria (FIPAN), em São Paulo.
“A FIPAN é uma grande feira do setor e, ao nos reunirmos depois, nessa ocasião, fazemos uma avaliação dos resultados da participação, uma projeção sobre o que podemos aplicar com a necessária adaptação no mercado local e planejamos a participação no próximo ano”, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do RN (SINDIPAN), Ivanaldo Maia.
Ele destaca que cerca de 30 panificadores estiveram na edição da Fipan deste ano na capital paulista. “É um evento que todo panificador deve ir, uma oportunidade de fazer visitas técnicas, conhecer as tendências e inovações que dão produtividade ao setor”, disse. O presidente do SINDIPAN acrescentou que se trata de uma das maiores exposições e congresso de panificação na América Latina, com característica marcante para os empresários ao atrair mais de 55 mil profissionais, empreendedores e gestores.
No período da Feira, além das empresas de panificação, grandes fornecedores e indústria de máquinas e equipamentos, também estão presentes indústrias de confeitarias, pizzarias e de setores indiretos da panificação.
Segundo Ivanaldo Maia, os participantes têm a chance de ampliar os conhecimentos sobre diversos aspectos que envolvem as novidades com relação a produtos, tecnologia e processos. Com cerca de 480 expositores e três pavilhões, os expositores mostram conhecimentos através de demonstrações de produtos e aulas práticas, o que permite a atualização de conhecimentos, estabelecer conexões para negócios e parcerias valiosas.
“Por isso, ficamos todos animados, motivados e fizemos esse pós-Fipan para avaliações. Aproveitamos, então, para abordar o delivery”, explicou.
O tema foi escolhido, porque durante as visitas técnicas houve a visita à Padaria Villa Grano, que vende mais de R$ 1 milhão por delivery. Com isso, houve a ideia de promover, no evento Conexões, uma abordagem sobre os serviços de entrega.
Delivery
Nesta quarta-feira, os participantes ouviram representantes do Ifood — Ionelle Varela, Humberto Filho e Tatiany Medeiros — sobre como potencializar o serviço do delivery. Entre as recomendações, estiveram o uso de fotos para ilustrar os produtos; a descrição dos pratos disponíveis no cardápio de forma objetiva; não esquecer de descrever a quantidade de pessoas que serve cada prato e o peso, ajudar o cliente a encontrar as opções ao organizar as opções por categorias; e facilitar a atração de novos clientes ao preencher os produtos corretamente por categorias.
“As inovações que temos observado e oportunidade de assimilar essas inovações são importantes para implementar em nosso estado”, afirma presidente da Rede Pão, Evandro Galdino. “E o delivery é uma tendência, principalmente depois da pandemia. O empresário que não se adequou não teve como prosseguir. Mas, quem inovou e aprimorou no delivery, sobressaiu”, acrescentou.
Para o vice-presidente da Rede Pão, Noberto Lira da Silva, as empresas do setor de panificação que ainda não aderiram ao delivery precisam buscar essa alternativa de chegar com produtos a novos clientes. “Depois da pandemia, ficou demonstrado que esse mercado foi um dos que mais cresceu, não há como fugir desta necessidade. As empresas devem aderir cada vez mais”, apontou.
Durante o evento, o empresário Evandro Régis apresentou sua experiência com a gestão da Click Pão a primeira padaria fundada inicialmente para vendas online no país. O executivo da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN, Marcelo Dantas, destacou a participação dos panificadores locais na FIPAN.