CTGAS-ER e FAETI, do SENAI, participam de exposição do Colégio Porto sobre Inteligência Artificial

29/07/2024   14h46

Um dos modelos “Fcat- Fuel Cell Automotive Trainer” – automóveis de treinamento movidos a células de combustível, que têm o hidrogênio como fonte de energia – do SENAI-RN serão exibidos na exposição da escola em meio às inovações disponíveis para o ensino sobre aplicações práticas do hidrogênio verde

 

O SENAI do Rio Grande do Norte participa, nesta terça-feira (30), da Exposição de Humanidades e Ciências do Colégio Porto, em Natal, para discussões sobre Inteligência Artificial e apresentação de tecnologias utilizadas na educação.

 

 

A instituição será representada, das 8h às 12h, por duas das unidades que integram sua operação na capital: o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e a FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais.

 

 

“Essa ação faz parte de um movimento de aproximação do trabalho que realizamos com escolas das redes pública e privada”, diz o diretor do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da FAETI, Rodrigo Mello.

 

 

“Nós queremos despertar o interesse sobre os setores industriais com os quais trabalhamos e mostrar formações técnicas e na área de engenharia como possibilidades de caminho para os estudantes, assim como tecnologias de ponta que temos embarcadas na nossa infraestrutura para tornar atividades práticas no ambiente de aprendizagem que oferecemos, e que são muito fortes no nosso modelo de operação, o mais próximas possíveis da realidade do mercado”, acrescenta.

 

 

A exposição do Colégio Porto terá como tema “Horizontes Tecnológicos: a expansão da Inteligência Artificial e as transformações das sociedades”. As abordagens serão divididas em seis diferentes eixos, distribuídos entre Ética e IA, IA na saúde, IA e educação, Impactos da IA no mundo do trabalho, IA e arte e IA e sustentabilidade. Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio participam.

 

 

Engenharia

 

O instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial do CTGAS-ER e professor do curso de Engenharia Mecânica da FAETI, Gerffeson Moura, fará a apresentação “Inteligência Artificial na Engenharia”, em que abordará as mudanças e aplicações com o uso da IA (Inteligência Artificial) na engenharia, explorando os desafios e futuro.

 

A programação também trará um modelo “Fcat- Fuel Cell Automotive Trainer” – automóvel de treinamento movido a células de combustível, que têm o hidrogênio como fonte de energia – em meio às inovações que o SENAI vai exibir no evento.

 

O carrinho faz parte da estrutura do primeiro Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde, inaugurado este ano no CTGAS-ER em parceria com a agência de cooperação internacional alemã GIZ. Simuladores de retroescavadeiras, um Simulador Fotovoltaico, um Painel Domótica e um Braço Robótico também estarão presentes na exposição.

 

Segundo a orientadora pedagógica do Colégio Porto, Kennia Ísis, o tema escolhido para o evento contribui para o processo de aprendizagem, promove o pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas. “Porque os alunos são incentivados a entender e questionar como a IA funciona. Quando a gente tem o entendimento de que o futuro sonhado já chegou, a gente já lida com essa tecnologia hoje, a gente imagina que é salutar discutir como a inteligência artificial pode influenciar nos diferentes aspectos da vida humana”, observa.

 

 

Exposições e apresentações dos trabalhos coletivos serão realizadas nas salas de aula e em apresentações individuais, no “Porto Talks”, tendo, além do professor Gerffeson Moura, do SENAI-RN, o médico infectologista Igor Queiroz, que é doutor em Doenças Infecciosas pela USP e professor da UFRN e da UNP como convidado.

 

 

A programação também inclui uma mesa redonda com a presença do autor Márcio Benjamin, de Maldito Sertão, e do ilustrador, quadrinista e roteirista Leander Moura, que transformou o livro de Benjamin em quadrinhos. Eles vão falar sobre o processo criativo, sobre profissões disruptivas e como a inteligência artificial e as novas tecnologias estão ligadas à literatura e à cultura. O encerramento contará com um Show de talentos, com a participação de todos os estudantes.

 

 

SOBRE O SENAI

 

 

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria, em Mossoró); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para formação profissional em hidrogênio verde, em parceria com a Alemanha.

 

 

A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P&D) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG) e da FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais.

 

 

Primeiro do Brasil a se tornar signatário do Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU), o SENAI do Rio Grande do Norte tem a atuação alinhada a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que buscam, de forma geral, acabar com a pobreza, reduzir desigualdades, fomentar a educação de qualidade e combater as mudanças climáticas no mundo.

 

 

Em 2024, a instituição recebeu o “Selo ODS Educação”- um reconhecimento nacional público pela formação das primeiras mulheres especialistas do Rio Grande do Norte em operação e manutenção de parques eólicos. O projeto liderado pelo CTGAS-ER também foi reconhecido nacionalmente pelo SENAI como Boa Prática de Gestão Escolar.

 

 

Em março de 2023, outro reconhecimento foi registrado: a História em Quadrinhos (HQ) “Superliga contra nuvens de gás”, concebida pelo Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN e do ISI-ER, foi recomendada pelo Ministério da Educação (MEC) e a agência pública de cooperação alemã GIZ como parte dos materiais selecionados para auxiliar escolas do Brasil a abordarem transição energética e descarbonização, em sala de aula – com estímulo à equidade de gênero e ao aumento da participação de meninas e mulheres no setor de energias renováveis.

 

 

A instituição também desenvolveu projetos em parceria com empresas do setor de energia para aumentar a participação de meninas em cursos técnicos e estimular a inserção de conteúdos sobre energia eólica em escolas da rede pública.

 

 

Texto: Renata Moura

Foto: Tiago Lima