A Comissão Temática de Relações Internacionais e Comércio Exterior (CORIMEX/FIERN) realizou reunião ordinária na tarde desta quarta-feira (26) e abordou as possibilidades de investimentos no Rio Grande do Norte e os desafios do comércio exterior multimodal. O encontro ocorreu na Casa da Indústria, sede da FIERN, reunindo empresários, cônsules e representantes de entidades públicas do estado com transmissão online.
Mediada pelo presidente da comissão, Sílvio Bezerra, a reunião destacou a importância da CORIMEX para a formação de novos negócios e o fortalecimento da economia potiguar. De acordo com ele, a comissão é um fórum de debates necessário dentro do ambiente industrial. “Estou muito animado com a criação desta comissão, pois temos a oportunidade de fazer bons negócios para nossas empresas e o RN”, disse.
Bezerra também pontuou as recentes visitas dos cônsules da Noruega, Alemanha, Portugal e França, além do embaixador da Áustria, à Casa da Indústria para debater possibilidades e conhecer os potenciais do RN. Ao longo dos encontros, foram apresentados dados sobre energias renováveis, mineração, petróleo e gás, bem como outros setores econômicos importantes para o estado.
Sérgio Ferreira, representante da Apex Brasil Nordeste, apresentou o potencial de investimento do estado potiguar, enfatizando que o Rio Grande do Norte é mais exportador do que importador. De acordo com os dados do Comex demonstrados durante sua fala, os dois principais produtos exportados são ‘óleos combustíveis de petróleo’ e ‘frutas e nozes não oleaginosas’, que foram responsáveis por quase 70% das vendas para o exterior em 2023.
Ele destacou que, em 2022, o RN contava com 153 empresas exportadoras, 28 a mais do que em 2018. “Nos últimos 20 anos, a balança comercial do Rio Grande do Norte apresentou trajetória majoritariamente positiva”, afirmou Ferreira.
O gerente geral da Zurich Natal, Rodrigo Abreu, detalhou a atuação da empresa e suas estratégias de negócios baseadas em quatro pilares: aviação, centros comerciais, desenvolvimento de ‘real estate’ e negócios internacionais. Ele comentou ainda sobre as dificuldades e planos futuros para o aeroporto da capital potiguar. “Um dos nossos objetivos é transformar o Aeroporto de Natal em um case de sustentabilidade”, disse.
Além dele, o gestor de logística da Zurich Airport, Davi Piza, destacou a necessidade de novos investimentos e do fortalecimento do cenário econômico potiguar. “Precisamos da ajuda de todos. Quem ganha não é só o aeroporto, mas o estado do RN”, complementou.
O cônsul honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert, destacou os recentes investimentos da Alemanha junto ao SENAI/CTGAS-ER na capacitação de profissionais na área de hidrogênio verde, além de outras parcerias no estado. Ele mencionou ainda a possibilidade de uma visita da embaixadora da Alemanha ao RN nos próximos meses. “Os nossos projetos com o SENAI, através da GIZ [agência de cooperação alemã], focam principalmente na capacitação de profissionais. Esse é um passo importante para o desenvolvimento”, ressaltou.
Estiveram também na reunião os representantes da CCIRN, Daniel Cordeiro e Luiz Henrique Cunha; do SIFT-RN, Sérgio Albuquerque; do SINECIM-RN, Nilson Chaves; do SINDIPAN-RN, Ivanaldo Maia e Haroldo Andrade; do SINDUSCON-RN, Hérika Arcoverde; do SINGRAF-RN, Expedito Paulo; do BNB, Valsueldo Kennedy; da Fecomercio-RN, Geraldo Paiva; do IDEMA, Wenner Farkat; da SAPE, Manoel Pinheiro; da SEDEC, Liene Pinto; da UFRN, Rubens Maribondo; da UnP, Roberto Matias; o presidente do SINECIM-RN, Marcelo Rosado; do SINDMINERAIS-RN, Mário Tavares.
Também participaram o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; o secretário executivo das Comissões Temáticas, Ernani Bandeira; o gerente do Observatório Mais RN, Pedro Albuquerque; a representante do Consulado da França no RN, Larissa Bruscky; do Banco do Brasil, Shirley Castro; e do Sebrae-RN, David Goes; da Zuricg Airport, David Vinicus, da CCI-RN, João Rosário e Rodolfo Guimarães.
Texto e fotos: Líria Pàz