A Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC) se reuniu, na manhã desta quarta-feira (26), para a segunda reunião ordinária de 2024. A pauta contou com apresentações do Cluster Tecnológico Naval do RN, da Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) e de programas para fomentar a inovação no estado.
O encontro foi realizado na ITNC, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que incuba presencialmente 14 startups de diversos segmentos, além de outras três empresas incubadas virtualmente. A COINCITEC tem a proposta de realizar reuniões itinerantes para apresentar as instituições que compõem o ecossistema de inovação do RN aos demais membros da comissão.
“A intenção dessas visitas é que os empresários conheçam o que está sendo realizado nas instituições de pesquisa e inovação para que possamos entender como conectar as atividades industriais às pesquisas e projetos”, explica o presidente da Comissão, Djalma Barbosa Júnior.
Coube ao diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, João Teixeira, apresentar as iniciativas de empreendedorismo inovador do instituto. “As ações de pesquisa aplicada podem gerar produtos inovadores, que rendem propriedade intelectual e empreendedorismo inovador, por isso trabalhamos com incubadoras em diversos campi do IFRN para desenvolver esses produtos. As incubadoras oferecem tutorias, capacitações e experiências para as empresas incubadas aprimorem sua atuação e seus negócios”, aponta.
O assessor executivo do Cluster Tecnológico Naval do RN, Daniel Lana, falou sobre a associação, que recentemente foi aberta para receber novas empresas e instituições associadas. “O Cluster é um arranjo produtivo local para a Economia do Mar no Rio Grande do Norte e na região nordeste”, explicou.
Para o presidente da COINCITEC, o Cluster é uma importante iniciativa para a inovação e desenvolvimento de negócios. “O Cluster Naval é um projeto fantástico, que começou com o presidente Amaro Sales e tem continuidade com o presidente Roberto Serquiz. As pessoas precisam entender como ele funciona, quais são os propósitos e objetivos do Cluster, que pode ser uma ferramenta fundamental para desenvolver negócios”, afirma Djalma.
Ainda na reunião, o consultor Benilton Nunes falou sobre as oportunidades do edital Tecnova III, que vai destinar R$ 4,24 milhões em recursos para impulsionar a inovação tecnológica de empresas potiguares.
Também participaram da reunião, ; o vice-presidente da FIERN Edilson Trindade; a diretora da FIERN Tercina Suassuna; o presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário, Fabricação de Cimento, Cal e de Argamassa do RN (SINECIM-RN) e vice-presidente da FIERN, Marcelo Rosado; o presidente do Sindicato das Indústrias de Instalação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações do RN (SINDIMEST-RN), Alberto Serejo a diretora executiva do Sindicato da Indústria de Construção Civil do RN (SINDUSCON-RN), Hérika Arcoverde; e a secretária executiva da COINCITEC, Susie Macêdo.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud