Comissão Temática da Micro e Pequena Empresa discute revitalização da Cidade Alta

25/06/2024   17h02

 

 

A Comissão Temática da Micro e Pequena Empresa (COMPEM-FIERN) — presidida pelo diretor Ney Robson da Rocha Alves, diretor da Federação das Indústrias do RN — discutiu, nesta terça-feira (25.06), as perspectivas de retomada de investimentos na Cidade Alta de Natal. Com a apresentação de um levantamento do presidente da Junta Comercial RN, Carlos Augusto Maia, sobre o perfil das empresas com atuação no bairro, os conselheiros debateram iniciativas para estimular a revitalização e incentivos ao incremento dos negócios na região.

 

 

“Com os números que foram apresentados e as ideias aqui debatidas, poderemos ter resultados positivos. Essas sugestões demonstram que as ações podem ser fomentadas e que há possibilidade de mudanças para avançarmos”, afirmou Ney Robson que também é presidente do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do Rio Grande do Norte (SINDMÓVEIS-RN).

 

 

 

 

Uma das sugestões apresentadas foi a de deixar vias do Centro para circulação exclusiva de pedestres, apresentações artísticas e shows em determinados horários aos domingos, a exemplo de programações exitosas em outras capitais, como na Avenida Paulista, em São Paulo.

 

 

Durante a sessão do COMPEM, se discutiu também a formação de uma comissão para articular representantes de entidades, instituições e empresas empenhadas na revitalização do Centro para defender suas propostas, além de mobilizar ou adotar iniciativas que assegurem a execução das sugestões que definem como mais viáveis.

 

 

O presidente da Junta Comercial apresentou os números sobre o perfil das empresas ativas na Cidade Alta. Ele apontou que são 3.412 com registro no órgão, das quais 1.827 do setor de serviço, 1.152 comerciais e 433 industriais.

 

 

Coube ao gerente de governo do Banco do Nordeste, Sartre Praxedes, apresentar as linhas de financiamento da instituição para apoio financeiro aos micro e pequenos empreendedores do Rio Grande do Norte e ao gerente técnico do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, um levantamento sobre o Produto Interno Bruto I(PIB) dos Municípios.

 

 

Também participaram da reunião, os conselheiros Ivanaldo Maia, presidente do SINDIPAN-RN; Cesário Henrique de Oliveira Melo, o presidente do SINDIPAN-Mossoró; Túlio Veras, presidente do SNDLEITE-RN; Heuler Teixeira Matos, presidente do SINDIFRUTAS RN, Paulo Fausto de Oliveira, presidente do SINGRAF-RN;   Jaime Mariz, diretor de Operações do SESI-RN; José Ferreira de Melo Neto, superintendente do SEBRAE-RN, o secretário executivo das Comissões Temáticas da FIERN, Ernani Bandeira, e representantes das demais instituições que integram a Comissão Temática.

 

 

 

Texto: Aldemar Freire

Fotos: Shirley Melo