O diretor 1º secretário da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Heyder Dantas, participou, na última sexta-feira (21), de uma série de visitas técnicas organizadas pelo Sebrae-RN a três empresas que fazem parte do Programa Empreender. Essas visitas, que contemplam ações coordenadas pelo Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da entidade, visam fomentar o desenvolvimento regional do estado.
A comitiva iniciou suas atividades no Engenho Vale Verde, situado no Povoado Rio dos Índios, na zona rural de Ceará Mirim, região da Grande Natal. O Vale Verde, que adapta as práticas tradicionais dos antigos engenhos do vale do Ceará Mirim às boas práticas modernas, tem destaque pela produção de derivados da cana-de-açúcar, incluindo cachaças e gin.
“Essa visita técnica é uma atividade muito importante para aproximar ainda mais o Conselho das pequenas agroindústrias do nosso estado, que tem relevante papel no desenvolvimento e economia”, disse Heyder Dantas.
Fundada em 2009, a indústria começou produzindo rapadura e, desde 2019, com a marca San Valle, consolidou-se comercialmente. Atualmente, a San Valle produz anualmente entre 30 e 40 mil litros de cachaça. Em seguida, o grupo visitou a Fazenda Caju, também em Ceará Mirim. A Fazenda Caju é um marco na produção de queijo artesanal no estado, sendo a primeira queijeira a legalizar a produção de queijos artesanais com leite cru no RN.
A última visita ocorreu na Cachaça Extrema, localizada no município de Pureza. A Extrema se destacou em 2010 ao se tornar a primeira cachaça orgânica do estado, certificada pelo Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural. Tanto a San Valle quanto a Extrema fazem parte do Núcleo de Cachaça do RN, um grupo que, com o apoio do Sebrae-RN, se dedica ao desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva da cachaça de alambique no estado.
Além da FIERN, participaram das visitas representantes de diversas entidades como a AGN, ACIM, BNB, CAIXA, FCDL e FACERN, todas com representação no Conselho Deliberativo do Sebrae-RN.
Com informações de Sebrae-RN
Foto: Portal Agro Sertão