Indústria da construção tem intenção de investir em obras de infraestrutura, aponta CNI

21/06/2024   16h48

Empresários do setor apontam recuo do nível de atividade em maio, segundo a Sondagem Indústria da Construção, mas seguem otimistas para os próximos meses

Indústria da construção tem intenção de investir em obras de infraestrutura, diz CNI

 

 

Empresários da indústria da construção estão confiantes e com maior intenção de investir, segundo a Sondagem Indústria da Construção. Na pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice que mede a intenção de investimento avançou 0,7 ponto de maio para junho, e ficou em 46,6 pontos. O índice está alto diante da média histórica, que é 37,5 pontos.

 

 


“Esse aumento está sendo puxado, principalmente, pelas empresas que atuam com obras de infraestrutura e pode estar relacionado ao novo Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC) e às iniciativas de reconstrução do Rio Grande do Sul. É o terceiro aumento consecutivo deste índice este ano”, explica a economista da CNI, Paula Verlangeiro.


 

 

Este indicador analisa três setores: de edifícios, que avançou 0,2 ponto em junho; obras de infraestrutura, que apresentou aumento de 1,8 ponto; e serviços especializados para construção, com recuo de 2,7 pontos.

 

 

Índices de confiança e expectativas seguem em alta

O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria da construção subiu 1,2 ponto em junho e passou de 51,7 pontos para 52,9 pontos. Com o resultado, o ICEI do setor fica mais acima dos 50 pontos e significa que a confiança está maior e mais disseminada entre os empresários do segmento.

 

 

A maioria dos índices de expectativa para os próximos meses da indústria da construção recuou, mas, mesmo diante disso, permanece acima dos 50 pontos. Os componentes que mensuram novos empreendimentos e serviços; compra de insumos e matérias-primas; e de número de empregados recuaram de maio para junho, o que revela otimismo mais contido. Apenas o indicador de expectativa em relação ao nível de atividade registrou uma leve alta de 0,4 ponto, e ficou com 53,7 pontos no período.

 

 

Em maio, nível de atividade da indústria da construção recuou

O índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção recuou de 0,5 ponto na passagem de abril para maio e ficou em 47,9 pontos. O índice de maio de 2024 foi menor que o de maio de 2023 (49,8 pontos) e o de maio de 2022 (49,5 pontos).

 

 

Já o indicador de evolução do nível de número de empregados avançou 0,6 ponto e ficou em 49,0 pontos em maio. Como o índice segue abaixo da linha divisória de 50 pontos, ainda indica queda do emprego no período. Este ano, o indicador de maio foi menor que o do mesmo período em 2023 (50,7 pontos) e foi praticamente igual ao registrado em maio de 2022 (48,9 pontos).

 

 

Mais sobre a Sondagem Indústria da Construção

Sondagem Indústria da Construção foi lançada em 2010, seguindo os moldes da Sondagem Industrial, e tem como objetivo conhecer a tendência da atividade e as expectativas dos empresários da indústria da construção. Vale ressaltar que o ICEI e o índice de expectativas da indústria da construção questionam os empresários sobre os próximos seis meses.

 

 

Para este levantamento, foram consultadas 327 empresas do ramo de construção entre os dias 1º e 12 de junho.