O SENAI do Rio Grande do Norte e a Siemens deram início a discussões, em Natal, sobre a possibilidade de projetos conjuntos na área de educação. Os caminhos em estudo para futuras ações incluem energia, automação industrial e eletromobilidade, além do fomento à participação de meninas e mulheres em cursos técnicos.
“Reforçando o compromisso que temos com o Acordo de Colaboração assinado junto ao SENAI em nível nacional, o nosso objetivo é pensarmos modelos de parceria que a Siemens e o SENAI possam desenvolver e trabalhar juntos, no sentido de aplicar tecnologias habilitadoras de inovação e inclusão à digitalização, no fomento à produtividade das indústrias e às alternativas sustentáveis de geração e aplicação de energia, como a eletromobilidade, eólica e hidrogênio verde, entre outras”, disse o coordenador do SITRAIN – Centro de Treinamento da Siemens – Bruno Fidalgo Doimo.
O executivo esteve no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, na capital, como parte de uma estratégia do Centro, baseado em São Paulo, para expansão das atividades em outras regiões do Brasil. Atualmente, treinamentos já são oferecidos em parceria com a rede SENAI nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.
A reunião foi realizada na última sexta-feira (14) e contou com a participação do diretor do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI (FAETI), Rodrigo Mello, da diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, Amora Vieira, do instrutor de educação e tecnologias na área de eletromobilidade, do CTGAS-ER, Davinson Rangel, e do desenvolvedor de negócios da Siemens SITRAIN, Edilson Silva.
No roteiro da visita, foram incluídos laboratórios nas áreas de robótica, instrumentação, eletromobilidade e hidrogênio. “O objetivo foi introduzir expectativas e analisar possibilidades conjuntas de parcerias em educação. A conversa com a equipe da Siemens abriu horizontes de possibilidades, que serão analisadas ao longo deste ano. Vamos ver o que é factível e possível para darmos os primeiros passos”, disse Amora Vieira.
“A Siemens e o SENAI atuam para a indústria, cada um na sua missão. E a possível concretização de um acordo, sem dúvida, trará benefícios ao setor”, acrescenta. “Enxergamos que há muito o que podemos fazer juntos”, complementa o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello. “Essa visita é o início das discussões e análises necessárias sobre de que forma conseguiríamos incrementar laboratórios e metodologias para fortalecer a formação de pessoas para o setor industrial”, observa ainda.
SOBRE O SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria, em Mossoró); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para formação profissional em hidrogênio verde, em parceria com a Alemanha.
A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P&D) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).
Primeiro do Brasil a se tornar signatário do Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU), o SENAI do Rio Grande do Norte tem a atuação alinhada a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que buscam, de forma geral, acabar com a pobreza, reduzir desigualdades, fomentar a educação de qualidade e combater as mudanças climáticas no mundo.
Em 2024, a instituição recebeu o “Selo ODS Educação”- um reconhecimento nacional público pela formação das primeiras mulheres especialistas do Rio Grande do Norte em operação e manutenção de parques eólicos.
SOBRE A SIEMENS
A Siemens está presente no Brasil há 155 anos e faz parte de um conglomerado global de tecnologia que se destaca pela excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiança e internacionalidade por 176 anos. A Siemens atua globalmente com foco nas áreas de eletrificação, automação e digitalização.
Uma das maiores produtoras mundiais de tecnologias voltadas à eficiência energética e à economia de recursos, sendo líder “em automação industrial e software, infraestrutura, tecnologia predial e transporte, com foco em inovação”.
As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura.
Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada nacionalmente, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 10 anos. Atualmente, a empresa Siemens conta com 13 fábricas e sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional.
Texto e fotos: Renata Moura, com informações da Siemens