FIERN participa da abertura do Brazil Offshore Wind & Power-to-X 2024

10/06/2024   15h17

 

O 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Francisco Vilmar Pereira, representou a FIERN na abertura do Brazil Offshore Wind & Power-to-X 2024, evento que busca alinhar as diretrizes para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial do setor de energia eólica offshore e dos produtos Power-to-X.

 

Na solenidade, Vilmar destacou que as energias renováveis são tema central para o Sistema Indústria — composto pela FIERN, SENAI, SESI e IEL. “O SENAI-RN iniciou neste ano as atividades da Faculdade Energias Renováveis e Tecnologias Industriais [FAETI], que é um passo muito importante para essa atividade no nosso estado”, afirmou.

 

“Fico muito feliz em ver um auditório repleto de pessoas interessadas em debater esse futuro, que na verdade já chegou, pois temos que nos preparar para aproveitar os potenciais e possibilitar a transição energética”, completou Vilmar.

 

 

O secretário da Fazenda do RN, Carlos Eduardo Xavier, representou a governadora Fátima Bezerra na abertura do evento, e falou das iniciativas do Governo do Estado para promover as energias renováveis. “Temos investido nessa área com pesquisas, na concessão de benefícios fiscais e na criação de condições para que as empresas venham para cá investir e gerar emprego e renda para a nossa população”, comentou.

 

Já o professor da UFRN Mário González, coordenador do grupo de pesquisa em Inovação de Produtos e Processos em Energias Renováveis (Creation), responsável pela realização do Brazil Offshore Wind & Power-to-X, ressaltou a importância do evento para o setor. “Teremos três palestras e sete painéis de discussão de diferentes temáticas, com especialistas de diversos países e de instituições ligadas ao setor”, explicou.

 

 

González ainda anunciou que a próxima edição do evento terá chamadas para empresas apresentarem produtos e serviços para o setor, como também de trabalhos acadêmicos para soluções inovadoras.

 

Também participaram da abertura o diretor técnico do SEBRAE-RN, João Hélio Cavalcanti; o presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Darlan Santos; o diretor de Programas de Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Osório Coelho; o head de Eólica Offshore da Associação Brasileira de Energia Eólica, Matheus Noronha; o vice-reitor da UFRN, Hênio Miranda; o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado; e a coordenadora de Desenvolvimento Energético da SEDEC, Emília Casanova.

 

Painel do ISI-ER

 

Nesta terça-feira (11), o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) participa da programação do evento no painel “Desenvolvimento da CT&I da Eólica Offshore e Power-to-X no Brasil”, que também terá como convidados o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

O Instituto, principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação para energia eólica, solar e sustentabilidade, será representado pelo ex-presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) e, atualmente, colaborador do ISI na área de suporte aos negócios, Carlos Moura.

 

 

“O evento tem enfatizado o potencial brasileiro de superar, em muito, nossa demanda de energia. Enquanto isso, as projeções são de que o mundo precisará de muita energia para alcançar metas de descarbonização, via novos produtos “verdes””, disse ele.

 

De acordo com o engenheiro, o ISI-ER mostrará no painel que atua nas fronteiras desse desafio: “de um lado, desenvolve projetos em prol de energia eólica, desde os laboratórios especiais para o setor, passando pelos mapeamentos na Margem Equatorial e até a planta piloto já em processo avançado de licenciamento ambiental. Na outra vertente, os projetos com rotas tecnológicas diversificadas para obtenção de hidrogênio verde (a partir de distintos insumos) e combustíveis avançados (por exemplo, SAF). Contribuímos, portanto, com CT&I e abordagem pragmática de negócios para o desenvolvimento sustentável de nossa indústria”, complementou. O painel tem início previsto às 9h15. A moderação será conduzida pelo professor Mario González.

 

Sobre o evento

 

O “Brazil Offshore Wind & Power-to-X 2024” acontece em Natal nos dias 10 e 11 de junho de 2024, no salão de eventos do hotel Holiday Inn. O Brasil, com seu potencial eólico offshore de aproximadamente de 700 GW, em até 50 metros de profundidade, se destaca para traçar caminhos da transição energética global. O Rio Grande do Norte, sede do evento e considerado a “terra dos ventos”, é líder nacional em energia eólica onshore e possui um potencial eólico offshore de mais de 55 GW em águas rasas e próximas à costa.

 

Alinhado com a transição energética e em sinergia com o potencial da eólica offshore no país, o hidrogênio verde surge como principal alternativa para substituir os combustíveis fósseis e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). O Brasil possui competitividade global do custo nivelado do hidrogênio verde e caminha rumo a se tornar um exportador de energia renovável por meio do “Hidrogênio Verde” e de outros produtos Power-to-X como o Fertilizante Verde, o Aço Verde, e outros produtos “verdes”.

 

O “Brazil Offshore Wind & Power-to-X 2024” tem como objetivo promover discussões que darão conteúdo e forma às diretrizes para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial do setor de energia eólica offshore e dos produtos Power-to-X no Brasil.

 

Texto: Guilherme Arnaud e Renata Moura

Fotos: Guilherme Arnaud