A SESI Escola Mossoró realizou, na última segunda-feira (27), a aplicação da maior Olimpíada de Redação do país. A competição, promovida pela Letrus e Layers, é voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de todo o Brasil. Utilizando a Inteligência Artificial (IA) da Letrus para a correção das redações, as atividades são realizadas de forma online e assíncrona.
O tema desta edição é “Raízes familiares: celebrando a importância dos antepassados em nossa jornada”. De acordo com a gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, a prática tem o objetivo de estimular a produção textual, promover o autoconhecimento dos estudantes e fortalecer a conexão entre eles e suas famílias. “Esse propósito é alcançado dentro da primeira etapa da escrita, por meio de questões dissertativas sobre o tema que sensibilizam e ajudam a mobilizar argumentos”, disse.
A inscrição foi feita pela escola e, ao final da competição, os participantes com as maiores pontuações gerais, seus professores e diretores serão convidados para a cerimônia de premiação em São Paulo, no dia 24 de agosto, além de receberem troféus.
A plataforma permitiu que estudantes de todo o país iniciassem a olimpíada a qualquer momento a partir do dia 21 de maio, com um prazo de 1h30 para conclusão após a abertura da tarefa. A segunda etapa foi liberada somente após o término da primeira, e os professores puderam acompanhar o progresso de seus alunos através de um dashboard exclusivo.
A gerente explica que todos os participantes que concluírem as duas etapas receberão certificados de participação. A premiação será dividida em três níveis: 1, para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; 2, para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e 3, para alunos do Ensino Médio.
Os 6% de participantes com as maiores pontuações em cada nível receberão medalhas, com ouro para o top 1%, prata para o top 2%-3% e bronze para o top 4%-6%.
Os educadores também serão premiados pela participação e entrega dos estudantes nas categorias “Professores Olímpicos”, “Professores Motivadores” e “Professor Campeão”.
Plataforma
A Letrus é um programa pedagógico que usa Inteligência Artificial para redação, e a Layers é o SuperApp da educação que unifica soluções de gestão escolar que usa IA para correção de redações.
A avaliação dos textos não se limita a erros gramaticais e ortográficos, mas também inclui análise de vocabulário, complexidade textual, coesão, coerência e adesão à proposta.