A equipe técnica do Observatório da Indústria MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), se reuniu com técnicos do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PaX/RN) para debater potencialidades produtivas do estado. O encontro aconteceu na Casa da Indústria, na última quarta-feira (29).
O gerente do Observatório, Pedro Albuquerque, explica que a reunião serviu para apresentar o trabalho do MAIS RN na utilização de dados para pesquisas acadêmicas aplicadas, voltadas para trilhar caminhos para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Pudemos realizar um intercâmbio de conhecimentos e metodologias muito interessante”, afirma.
“O Parque tem um objetivo muito semelhante ao Observatório, que é integrar pesquisadores para pensar o desenvolvimento socioeconômico sustentável do nosso estado, então é importante compartilhar erros e acertos para ajudar a consolidar o trabalho do PaX”, completa Pedro.
Na reunião, a administradora Fernanda Nascimento e o economista João Lucas Dias apresentaram plataformas de inteligência de negócios desenvolvidas pelo Observatório da Indústria que podem auxiliar a atuação do PaX-RN. A assessora técnica do PaX-RN, Ellitamara Melo, apresentou um panorama atual do Parque, incluindo as tratativas para instalação de empresas e projetos em andamento. As equipes debateram, ainda, a possibilidade de firmar um acordo de cooperação técnica para desenvolvimento de trabalhos conjuntos.
Também participaram da reunião a gestora de Políticas Públicas do Observatório da Indústria, Mariana Fernandes, o executivo da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN Guido Salvi e os pesquisadores do PaX-RN Alessandra Nunes da Silva, José Veraldo Neto, Laura Campos, Guilherme Brandão, Camila Rodrigues e Pabllo Barcellos.