Atividade da Construção potiguar modera queda em abril, aponta FIERN

31/05/2024   10h21

 

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN em parceria com a CNI, aponta que, segundo a percepção dos empresários, no mês de abril de 2024, a atividade do setor se manteve em queda – a quarta seguida -, embora menos intensa do que no mês anterior. Mesmo assim, o indicador do nível de atividade continuou acima do patamar de abril de 2023 e superior à própria média histórica. O número de empregados, todavia, não acompanhou o desempenho negativo da atividade, e registrou aumento (52,3 pontos), após exibir duas quedas consecutivas. A Utilização da Capacidade Operacional (UCO), por sua vez, não apresentou variação na passagem de março para abril, mantendo-se em 49%.

 

 

Em maio de 2024, as expectativas dos empresários da Construção seguem positivas quanto à evolução do nível de atividade, porém observa-se uma moderação do otimismo comparativamente ao levantamento anterior. Já as perspectivas quanto às compras de insumos e matérias-primas, aos novos empreendimentos e ao número de empregados são de estabilidade nos próximos seis meses. A intenção de investimento, por seu turno, registrou a segunda queda seguida.

 

 

Comparando-se os índices mensais avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 27/05 pela CNI, bservam-se avaliações divergentes no que diz respeito ao nível de emprego, uma vez que, contrariamente ao RN, o indicador de evolução do número de empregados do conjunto do país apontou retração (48,4 pontos). Além disso, as expectativas dos empresários do setor para os próximos seis meses são positivas quanto às compras de insumos e matériasprimas (52,7 pontos), aos novos empreendimentos e serviços (52,5 pontos) e ao número de empregados (52,7 pontos), enquanto os do estado aguardam estabilidade. Refletindo a melhora nas perspectivas, a intenção de investimento apontou avanço em maio de 2024, atingindo 45,9 pontos (ante 43,2 pontos de abril).

 

 

EVOLUÇÃO MENSAL DA INDÚSTRIA
Os resultados da Sondagem Indústria da Construção CNI/CBIC/FIERN, realizada entre os dias 2 e 16 de maio de 2024, mostram que o indicador do nível de atividade subiu 2,3 pontos em abril de 2024, passando de 45,4 para 47,7 pontos, mas permanece abaixo da linha divisória de 50 pontos, mostrando queda da atividade em relação ao mês anterior – a quarta seguida. Contudo, esse resultado pode ser considerado positivo, pois está 3,6 pontos acima do valor registrado em abril de 2023 (44,1 pontos) e é 4,1 pontos superior à sua média histórica (hoje em 43,6 pontos), sinalizando que o recuo da atividade foi menos intenso na passagem de março para abril.

 

 

O indicador de evolução do número de empregados avançou 6,6 pontos em abril de 2024, passando 45,7 para 52,3 pontos, e ao situar-se acima da linha divisória de 50 pontos, revela aumento no emprego em relação ao mês anterior. Na comparação com abril de 2023, o índice cresceu 4,5 pontos (47,8 pontos).

 

 

Para ver o conteúdo na íntegra, acesse: Sondagem Indústria da Construção do RN_Abril 2024

Para mais informações sobre a Sondagem Nacional, clique AQUI