A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) se uniram para realizar o evento “Conexão Transformação Digital Alimentos e Bebidas”, que aconteceu nesta quarta-feira (29), na sede do Sebrae em Natal. O objetivo do evento foi apresentar o Projeto ‘PROCOMPI Transformação Digital para Micro e Pequenas Indústrias’, uma iniciativa que visa impulsionar a adoção de ferramentas digitais para aumentar a eficiência, produtividade e competitividade das empresas industriais.
Na palestra ‘Alimentos do Futuro: Tendências, tecnologias e inovações”, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia na área de Gestão em Transferência de Tecnologia, Inovação e Negócios da Embrapa Agroindústria de Alimentos, André de Souza Dutra, trouxe as tendências alimentares do futuro e elogiou o evento. “É exatamente esse tipo de troca de experiência que faz a gente avançar. Sim, e principalmente, inovar, para a partir disso, atender as demandas daqueles que realmente são os nossos consumidores, no caso aqui, consumidores de alimentos bebidas”, diz André.
O evento contou com a presença de autoridades, especialistas e empresários do ramo de alimentos e bebidas, que se reuniram para discutir os desafios e oportunidades da transformação digital no segmento. Durante o encontro, foram apresentadas palestras, workshops e cases de sucesso de empresas que já estão utilizando ferramentas digitais para otimizar seus processos.
Foi destaque durante o evento a apresentação do PROCOMPI Transformação Digital, feita pela responsável técnica na Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN, Kesiane Santana, que apresentou os detalhes do projeto, que faz parte PROCOMPI. “O projeto oferecerá às empresas um conjunto de soluções tecnológicas e consultorias para auxiliar na implementação da transformação digital’, diz.
Kesiane conta que o objetivo é realizar ações, demandas focadas na sustentabilidade e diferencial do negócio. Agora, sobre esse projeto, que tem hoje, esse primeiro momento aqui é um caminho as empresas que queiram ingressar no programa de transformação digital para as micro e pequenas indústrias.
“O nosso projeto vai incluir 30 empresas, então só teremos 30 vagas. E ele vai conter a jornada, um diagnóstico, uma imersão; vai contar com mentoria focada em posicionamento digital, em anúncios, em inteligência artificial. Também vamos ter a parte de sala secreta, e vai ter a parte de nivelamento e que vai ser suporte ilimitado através de WhatsApp ou uma vez de semana presencial até o final do projeto que está previsto para dezembro de 2024”, detalha Kesiane.
A gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae, Verônica Melo, enfatizou a importância do envolvimento de todos nas iniciativas do projeto. “Agradeço aos parceiros aqui que estão prestigiando o evento, o que mostra que nós trabalhamos cada vez mais conectados. Isso é importante porque precisamos nos conectar com pessoas que venham trazer essa informação, venham trazer inovação para formar nossos processos mais sustentáveis, para que nós e as indústrias possamos desenvolver um produto mais diferenciado e assim vender mais”, diz Verônica.
Durante o evento, especialistas discutiram os principais desafios e oportunidades da transformação digital na indústria de alimentos e bebidas. Os palestrantes abordaram temas como a utilização de ferramentas digitais para otimizar a produção, a logística, o marketing e as vendas.
Palestras
Na palestra “Inteligência Artificial & Marketing Digital: Estratégias avançadas para vender mais”, o diretor da Escola de Leads, Alberto Kastro, tratou sobre Inteligência Artificial e estratégias de marketing com foco nas indústrias.
“Tem estratégias que são extremamente específicas. Se eu quero falar exatamente para aquele público, para aquele lead extremamente qualificado, eu consigo. Falando do estado do Rio Grande do Norte, aqui se apresenta um cenário estratégico diferente a outros estados. Em São Paulo a gente consegue impactar através de outras plataformas. Por que há uma diferença na cultura digital de cada região”, diz Kastro.
Empresários de empresas do setor de alimentos e bebidas compartilharam suas experiências com a implementação da transformação digital em seus negócios. Os cases de sucesso mostraram como as ferramentas digitais podem ajudar as empresas a aumentar a eficiência, produtividade e competitividade.
O encerramento do evento trouxe a palestra ‘10 anos de Loucos por Coxinha: Transformação através de inovação e modelos de venda e multicanalidade’, ministrada pela analista de negócios da Indústria Loucos por Coxinha, Eridiane Félix, que fez uma trajetória da empresa, desde o início até hoje, e como o digital faz parte dessa história.
“Nós sempre estamos em busca de inovação. Temos uma inovação constante na nossa empresa. Por mais que o produto continue o mesmo, buscamos sempre inovar com diferentes formas. A gente começou vendendo somente a coxinha no carrinho, no cone. Hoje, a gente tem outra linha que a gente chama de linha varejo, que é uma linha pré-frita que o cliente pode levar para casa. Então, essa é uma das principais mudanças da nossa empresa. E há também outras áreas estamos inovando agora. Estamos criando uma padaria que vai agregar nossas marcas”, diz Eridiane.
PROCOMPI Transformação Digital
O PROCOMPI Transformação Digital para Micro e Pequenas Indústrias oferece uma oportunidade única para as empresas do setor de alimentos e bebidas se modernizarem e se tornarem mais competitivas no mercado. As empresas que aderirem ao projeto terão acesso a um conjunto de soluções tecnológicas e consultorias de alta qualidade, que podem ajudá-las a aumentar a eficiência da produção.
De acordo com o projeto, as ferramentas digitais podem ajudar as empresas a otimizar seus processos de produção, reduzindo custos e aumentando a qualidade dos produtos; ajudar as empresas a otimizar sua cadeia logística, reduzindo custos e tempo de entrega dos produtos; a alcançar um público maior e mais segmentado com suas ações de marketing; e a aumentar suas vendas online e offline.
As micro e pequenas indústrias interessadas em participar do PROCOMPI Transformação Digital para Micro e Pequenas Indústrias devem entrar em contato com o Sebrae ou com a FIERN. As vagas para o projeto são limitadas, portanto, é importante se inscrever o quanto antes.
Para aderir ao Programa, os industriais interessados podem acessar e preencher diretamente os formulários constantes no link: forms.office.com/r/U6fpKTmDzg?origin=lprLink
Para mais informações, os industriais interessados podem entrar em contato pelos seguintes canais: udi@fiern.org.br, kesianesantana@fiern.org.br, ou (84) 3204-6243.
Texto e fotos: Jô Lopes