Sindicer-RN realiza reunião com foco em sustentabilidade

27/05/2024   16h02

O Sindicato das Indústrias de Cerâmica Vermelha Para Construção do Estado do Rio Grande do Norte (SINDICER-RN) promoveu a terceira reunião ordinária de 2024, na manhã desta segunda-feira (27). O encontro reuniu empresários do setor para discutir temas cruciais como o consumo de lenha, mitigação de impactos ambientais, e modelos de economia circular.

 

 

O presidente do sindicato, Vinícius Aragão, fala sobre a importância do debate. “A reunião de hoje foi muito produtiva, pois discutimos temas muito relevantes para o nosso setor”, disse. Ele comenta ainda sobre a necessidade das apresentações feitas pela Unidade de Desenvolvimento Industrial para o fortalecimento do sindicato.

 

 

Um dos pontos altos da reunião foi a discussão sobre economia circular e seus benefícios. Além disso, foi estabelecida a criação de uma comissão para desenvolver estratégias e planos de ação voltados para a sustentabilidade no setor de cerâmica vermelha, com foco especial no consumo de lenha no RN.

 

 

O evento abordou ainda a adesão ao Programa Setorial da Qualidade (PSQ), apresentado pelo executivo de sindicato, Guido Salvi, com 15 empresas se comprometendo a participar deste programa de certificação que assegura a qualidade dos produtos cerâmicos.

 

 

Ana Adalgisa Dias, coordenadora executiva de Relações Institucionais e com Mercado da FIERN, também participou do encontro, enfatizando a importância da colaboração entre as comissões temáticas e o sindicato para fortalecer as atividades do SINDICER-RN.

 

 

A responsável técnica da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN, Kesiane Santana, apresentou as possibilidades de financiamento disponíveis para o setor através do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). “O presidente Roberto Serquiz está com foco no desenvolvimento das indústrias e dos sindicatos. Então, temos que aproveitar as oportunidades”, disse.

 

 

A reunião também contou com apresentação de Rafaela Xavier, representante do comercial da 2w EcoBanck, que abordou o Mercado Livre de Energia, ressaltando que as indústrias de cerâmica, grandes consumidoras de energia, estão elegíveis a participar desse mercado, o que pode representar uma vantagem significativa em termos de custos

 

 

Adicionalmente, foram discutidas iniciativas como a Campanha Tijolo Legal, que visa conscientizar o consumidor final através das redes sociais, e a promoção de cursos de operação de pá carregadeira nos polos produtivos da Grande Natal, Seridó e Vale do Açu.

 

Acompanhe a cobertura: