COINCITEC, Funpec e Sebrae-RN delineiam ações para avanços tecnológicos e interação com setores produtivos

27/05/2024   10h20

 

 

A Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC/FIERN) se reuniu com a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) e o Sebrae-RN para traçar estratégias que visam a pesquisa e produção de conhecimento científico aplicado. O encontro ocorreu, na última quinta-feira (23), e também teve o objetivo de alcançar excelência na gestão de projetos de pesquisa, ensino e extensão, contribuindo para avanços tecnológicos e maior interação com os setores produtivos e a sociedade.

 

 

A discussão destacou a importância dos setores produtivos representados pela FIERN e Sebrae, especialmente no impacto que as pesquisas podem ter no desenvolvimento de novas competências, processos de manufatura e modelos de gestão inovadores. Além disso, a reunião enfatizou o uso de programas de inovação aberta e inteligência de dados para fortalecer a execução de projetos e pesquisas de interesse de empresas industriais no Rio Grande do Norte.

 

 

Segundo a executiva da comissão, Susie Macedo, a iniciativa fortalece a promoção e avanços tecnológicos nas empresas, ampliando parcerias e canais para captação de recursos que resultam na melhoria de processos produção e gestão “por meio da geração de conhecimento aplicáveis, dirigidos para construção de solução para diferentes problemas e gargalos que as empresas vivenciam”.

 

 

Ao longo da reunião, Susie Macedo também apresentou diversas demandas de pesquisa solicitadas pelas indústrias do Rio Grande do Norte.

 

 

Os professores da Funpec, Aldo Dantas e Anderson Mol, apresentaram o novo posicionamento estratégico da instituição, focado em ampliar qualitativamente as ações dos gestores de projetos, agilizando processos internos e aumentando a captação de recursos para pesquisa. Estas atividades serão monitoradas por indicadores de desempenho (OKRs) para garantir resultados que promovam o desenvolvimento tecnológico, científico e socioeconômico dos projetos.

 

 

Como resultado, a Funpec iniciará apoio a projetos de pesquisa focados em atender demandas do setor de pesca e estudos sobre resíduos produzidos pelas indústrias gráficas, além de ampliar a integração com a unidade Embrapii/IMD – UFRN.

 

 

Também participaram da reunião, a coordenadora de Captação e Submissão de Projetos da Fundação, Iara Guedes, e a gerente de projetos Crystianne Barros; o gerente de Tecnologia e Inovação do Sebrae-RN, David Góis;  a equipe do Instituto Metrópole Digital (IMD), conduzida pelo diretor Rodrigo Romão, o diretor de Projeto, Jair Cavalcanti Leite, e a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Dalila Monteiro Neto.