SINDIPLAST RN apresenta plano estratégico e dados do setor ao SEBRAE-RN

24/05/2024   15h07

A presidente do Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Rio Grande do Norte (SINDIPLAST-RN), Conceição Tavares, reuniu-se com o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, para apresentar o plano estratégico do sindicato. O encontro ocorreu, na quinta-feira (23), e contou também com a participação da diretora do sindicato, Marize Tavares, e da executiva sindical da Unidade de Desenvolvimento Industrial (UDI/FIERN), Susie Macedo. O documento elaborado visa a implementação de ações que promovam o crescimento do setor no estado.

 

 

Conceição Tavares destacou que as indústrias instaladas no Rio Grande do Norte devem ter oportunidades que possibilitem seu crescimento, ampliando o acesso a mercados e promovendo ações de responsabilidade ambiental. “Nosso setor é extremamente importante para a economia nacional”, afirmou.

 

 

Ela também tratou de apoio para viabilizar a participação das empresas associadas ao SINDIPLAST na Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico, edição 2024, evento que reúne toda a cadeia do plástico, incluindo fornecedores de moldes, matéria-prima, máquinas e equipamentos, além de oferecer atividades técnicas e rodada de negócios.

 

O atual cenário do setor, avalia Marize Tavares, exige das empresas compromissos imediatos, especialmente em ações de sustentabilidade. Isso inclui novos processos de produção, reciclagem avançada, maior compreensão das demandas dos consumidores e desenvolvimento de materiais específicos, com foco em minimizar impactos ambientais e sociais.

 

 

Susie Macedo, executiva sindical, destacou a importância do plástico na sociedade moderna devido à sua versatilidade. Essas aplicações estão presentes em áreas como saúde, esporte, alimentação, setor automotivo, agrícola e construção civil.

 

 

Para os próximos encontros, o Sebrae-RN irá apresentar às empresas associadas o seu portfólio, com prioridade para metodologias de mercado e modelos de negócios ágeis, contribuindo para o fortalecimento do setor produtivo no estado.

 

Indústria do Plástico no RN

 

 

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), as indústrias do setor, juntamente com as de transformação e reciclagem de plástico, empregam quase 360 mil pessoas, colocando-o entre os dez setores que mais empregam na indústria de transformação no Brasil.

 

 

No Rio Grande do Norte, a indústria do plástico é composta majoritariamente por micro e pequenas empresas, representando 94,5% do total, conforme dados do MAIS RN. As médias empresas representam cerca de 5,4% do setor.