CPFL Renováveis e SENAI-RN formam 1ª turma de comunidades indígenas para o setor eólico

24/05/2024   16h23

 

 

 

 

A importância da indústria eólica, da educação e da responsabilidade social foram destaques na formatura da primeira turma exclusiva para comunidades indígenas do Rio Grande do Norte, em um projeto pioneiro no Brasil, promovido pela CPFL Renováveis, da State Grid Corporation of China, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN).

 

 

A entrega dos certificados foi realizada na noite de quinta-feira (23), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em João Câmara, município onde estão localizadas as comunidades participantes da capacitação. O curso de Auxiliar Técnico de Manutenção Eólica, promovido por meio da iniciativa, formou 19 profissionais, entre homens e mulheres, para atuação no setor.

 

 

A solenidade de formatura contou com a participação da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; do diretor-presidente da CPFL Renováveis, XinJian Chen; do diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; do vice-prefeito de João Câmara, Maurício Caetano; do reitor do IFRN, José Arnóbio; e da diretora do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto. Entre os convidados do evento também estavam outros representantes do poder público e do setor produtivo; gestores e colaboradores do Grupo CPFL Energia, do IFRN, do SENAI-RN, e do IFRN. Na ocasião, também foram anunciadas novas iniciativas sociais do Grupo CPFL Energia para a região de João Câmara.

 

 

Impulso

Inédito no Brasil, o curso de formação em Auxiliar Técnico de Manutenção Eólica da CPFL Renováveis para comunidades indígenas teve início em agosto de 2023 e aulas ministradas em João Câmara, em parceria com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI do Rio Grande do Norte.

Os alunos da primeira turma foram moradores das comunidades indígenas de Amarelão, Santa Terezinha e Serrote de São Bento, também beneficiadas pelo projeto de dessalinização desenvolvido pela CPFL Renováveis com a State Grid, que leva água potável para mais de 3 mil pessoas da região.

 

 

Em seu discurso no evento, o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, ressaltou a importância da indústria de energias renováveis no estado e no Nordeste. “O Rio Grande do Norte hoje tem quase 10 Gigawatts (GW) em aerogeradores. Essa foi a atividade industrial que mais cresceu nos últimos 20 anos. É a atividade econômica que mais gerou novos empregos nos últimos 20 anos no Rio Grande do Norte”.

 

 

O diretor destacou ainda que a atuação da CPFL, que faz parte dessa indústria gigante, vai além da geração de energia, emprego e renda.  A empresa, ressaltou ele, também impacta a sociedade local com atividades ligadas à leitura, esporte e música, assim como com o projeto de dessalinização para ampliar a oferta d’água potável nas comunidades envolvidas. “E, agora, formar esta primeira turma de técnicos em manutenção eólica, para que as pessoas consigam mudar suas vidas e suas famílias a partir do esforço da competência. Isso não tem preço”, disse Rodrigo Mello, desejando sucesso aos formandos.

 

 

Em meio à euforia de concluintes e plateia, Mello afirmou que é motivo de orgulho para o SENAI participar desse projeto. “Orgulho de ter contribuído na vida de vocês, para que a gente possa reconhecer e enxergar o antes e o depois desse curso”, enfatizou ainda, para a turma.

 

 

O diretor-presidente da CPFL Renováveis, XinJian Chen, além de parabenizar e incentivar os formandos, reconheceu as parcerias com o SENAI-RN, a prefeitura e o governo do Estado, e destacou os 50 anos das relações diplomáticas entre China e Brasil.

 

 

 

 

Avanços

 

“A cooperação dos países evolui de forma intensa e adquire avanços progressivos em diversos setores. Sentimo-nos orgulhosos de podermos contribuir através da implementação desses projetos sociais no Brasil. Além disso, realizamos importantes atividades de intercâmbio cultural entre China e Brasil, que fortalecem a proximidade dos dois países. Todas essas ações só são possíveis quando criamos fontes entre o poder público, privado e a comunidade”, afirma XinJian Chen.

 

 

Para ele, a formatura da Escola de Auxiliar de Manutenção Eólica e o lançamento das ações sociais e culturais do Instituto CPFL, responsável por integrar os programas sociais nas áreas de esportes e cultura, são complementares.

 

 

“Os chineses têm o provérbio que diz que é melhor ensinar um homem a pescar do que dar o peixe, porque o homem aprende a pegar o peixe. Portanto, em parceria com o SENAI, nós planejamos essa escola com o propósito de potencializar oportunidades de emprego e renda no setor”, destacou o diretor XinJian.

 

 

Aluna e governadora destacam impacto da iniciativa, para além da capacitação profissional

 

Edna Raquel Tomaz, aluna do curso e oradora da turma, destacou, durante discurso, que “a experiência proporcionada ao longo dos oito meses do curso foi verdadeiramente enriquecedora e impactante”.

“O  curso não apenas nos capacitou tecnicamente, nos fazendo compreender a importância da segurança, da inovação e da sustentabilidade nesse setor em constante evolução, mas também nos permitiu conhecimento pessoal através de empatia ao próximo com quem dividíamos diariamente um espaço pequeno na construção do saber e sobre lições que a vida revelava”.

 

 

Para a governadora Fátima Bezerra, o evento celebrou a educação e a responsabilidade social. Ela parabenizou os parceiros, os alunos e a empresa. “No contexto de uma empresa que tem compromisso com a educação, ações e iniciativas como essa demonstram claramente o seu compromisso no projeto de desenvolvimento sustentável”, disse.

 

 

Fátima destacou também o papel dos educadores e do SENAI. “Nós estamos aqui celebrando o saber, celebrando a formação, celebrando uma oportunidade muito especial que é de vocês poderem se preparar, se capacitar, se qualificar cada vez mais para a vida e para o lucro do trabalho. Parabenizo o SENAI, que tem dado uma contribuição muito relevante no contexto da educação profissional do Rio Grande do Norte e do Brasil”, afirma a governadora.

 

 

O evento contou com a presença de alunos, familiares, poder público, executivos, imprensa, colaboradores e parceiros envolvidos no projeto. Do SENAI, participaram também, a diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira Cavalcante; a coordenadora da Educação do SENAI em Natal, Marcela Valeska Nascimento; o instrutor do SENAI-RN, Gabriel Lucena Bezerra da Nobrega; e o técnico de Segurança, Igor Ferreira de Souza.

 

 

Da CPFL também estiveram presentes: Zhang Li, diretor Adjunto de RH; Jianchen Tang, diretor adjunto da Sustentabilidade; Daniela Coutinho, diretora de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais; Daniela Ortolani Pagotto, diretora do Instituto CPFL, que fez a abertura e apresentou os projetos sociais; Fábio Rodrigues Ferreira, Gerente de O&M e Aerogerador; Pedro Oliveira Junior, Gerente O&M Aerogeradores; Natalia Castro Amorim de Paiva, coordenadora de Educação Corporativa e Ana Karina de Lima, business Partner RH, além de outros líderes e líderes e colaboradores.

 

 

Participaram também Hugo Fonseca, secretário adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte e comitiva governamental, e o especialista em ESG da ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias), Felipe Vieira.

 

 

A programação incluiu ainda apresentação musical de alunos das comunidades indígenas e apresentação da Carreta Literária, uma biblioteca itinerante que percorre as diferentes cidades em que a CPFL Energia atua.

 

 

Confira abaixo galeria de fotos: