Inédito no Brasil, o curso de formação em Auxiliar Técnico de Manutenção Eólica da CPFL Renováveis voltado somente para comunidades indígenas agora conhece os seus primeiros 19 formandos. Os novos profissionais serão homenageados, nesta quinta-feira (23), em cerimônia que também marca o lançamento de outras iniciativas sociais do Grupo CPFL Energia para a região de João Câmara (RN).
“Com a maior parte dos nossos parques eólicos no Estado, é nossa missão promover oportunidades de desenvolvimento da população local e a primeira edição deste curso prova que isso é possível. Aos 19 alunos agora capacitados para atuar no setor elétrico, oferecemos a chance de terem uma nova fonte de renda e construírem carreiras que jamais imaginavam trilhar”, destaca Mr. XinJian Chen, diretor-presidente da CPFL Renováveis.
Um dos formandos é José Júnior Batista da Silva, de 39 anos, morador da comunidade de Serrote de São Bento. Acostumado a tirar seu sustento do cultivo e comercialização de castanhas, como boa parte dos moradores da região, Silva diz ter novas aspirações agora que se formou na capacitação.
“Via nas torres eólicas uma chance de mudar de vida, mas sabia que seria muito difícil entrar na área sem ter um curso de qualificação, mesmo possuindo certo conhecimento sobre instalações elétricas. Sem dúvida, é um sonho realizado”, afirma.
As aulas do curso de formação em Auxiliar Técnico de Manutenção Eólica tiveram início em agosto de 2023 e foram ministradas em João Câmara em parceria com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI do Rio Grande do Norte.
Os alunos dessa primeira turma são moradores das comunidades indígenas de Amarelão, Santa Terezinha e Serrote de São Bento, também beneficiadas pelo projeto de dessalinização, desenvolvido pela CPFL Renováveis com a State Grid, que leva água potável para mais de 3 mil pessoas da região.
*Com informações do CTGAS-ER e da CPFL Renováveis
Fotos: Divulgação