CTGAS-ER participa de treinamento final com Alemanha para cursos de eletromobilidade

20/05/2024   16h33

Instrutor do CTGAS-ER, Davinson Rangel, participa da capacitação para realização de atividades de forma segura com sistemas de alta tensão em veículos elétricos

 

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, participa, nesta semana, da etapa final do treinamento com a Alemanha que vai nortear o desenvolvimento de cursos na área de eletromobilidade, no Rio Grande do Norte.

 

A capacitação é realizada no estado de Santa Catarina como parte de uma programação que incluiu, em março, treinamentos também na cidade alemã de Trier. O objetivo é habilitar a equipe para atividades com sistemas de alta tensão em veículos elétricos – e incorporar técnicas e experiências aprendidas em aulas do Centro, em Natal. 

 

“O foco, esta semana, é na realidade do Brasil, em veículos elétricos nacionais”, explica Davinson Rangel, instrutor que atua na execução de projetos ligados à eletromobilidade no CTGAS-ER e participante da iniciativa. As aulas começaram nesta segunda-feira (20) e seguem até quinta (23). 

 

Na primeira etapa do programa, na Alemanha, a abordagem foi centrada no contexto da Europa, com treinamentos de níveis E2 e E3, classificações europeias que englobam técnicas para atuação em “sistemas não energizados” – em trabalhos como descomissionamento e recomissionamento dos sistemas de alta tensão, de acordo com as especificações dos fabricantes – e também em sistemas ativos, com foco em solução de problemas com equipamentos energizados. 

 

Um conjunto de aulas teóricas, online, foi realizado antes da viagem. Os conteúdos incluíram instruções de segurança, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), ferramentas e equipamentos de medição, a organização do trabalho, regulamentos envolvidos e a manutenção de sistema de alta voltagem. Com relação ao motor elétrico, foram abordadas questões sobre a bateria de alta tensão e o sistema de gerenciamento de bateria. 

 

Aspectos ligados aos sistemas de segurança no veículo, como linha piloto e monitoramento de isolamento, além da eliminação da tensão e medições importantes também foram contemplados.

Treinamento faz parte de um projeto de cooperação firmado entre o CTGAS-ER, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologias dos estados de Minas Gerais e Santa Catarina, a Câmara de Indústria e Comércio de Trier, na Alemanha (EIC Trier), e entidades empresariais de Trier

 

Cooperação

A preparação é parte de um projeto de cooperação firmado entre o CTGAS-ER, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologias dos estados de Minas Gerais e Santa Catarina, a Câmara de Indústria e Comércio de Trier, na Alemanha (EIC Trier), e entidades empresariais de Trier. 

 

Os conteúdos são ministrados pelos professores alemães Norbert Sudhoff e Thomas Brack, que atuaram no desenvolvimento do primeiro buggy elétrico do Brasil concebido para regiões de dunas, o primeiro carro elétrico do Rio Grande do Norte – um projeto liderado pelo CTGAS-ER, em parceria com a EIC Trier, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a indústria potiguar de veículos Selvagem. Professores dos Institutos Federais também participam da capacitação. 

 

Segundo Amora Vieira, diretora do CTGAS-ER, a iniciativa reforça a parceria do SENAI-RN com a Alemanha e a trilha que a instituição tem construído para a oferta de educação profissional na área de mobilidade elétrica.

 

“Ter a nossa equipe técnica treinada por especialistas de um dos países líderes nessa área é estratégico no plano de desenvolver soluções para entregar profissionais capacitados ao mercado e contribuir com a competitividade da indústria”, diz a diretora. 

 

Por meio de outro Projeto com a EIC Trier, o Projeto Verena, encerrado em 2022, o CTGAS-ER liderou o desenvolvimento do buggy elétrico. A inovação abre perspectivas mais sustentáveis para passeios turísticos tradicionais e novas possibilidades de mercados para a indústria.

 

“Agora, estamos em uma segunda fase de trabalhos que envolvem o tema da mobilidade elétrica, em que a gente tem a oportunidade de ampliar o nosso olhar e as oportunidades de aplicá-lo na educação profissional brasileira”, frisa Amora Vieira.

 

Texto: Renata Moura

Fotos: Frank Duesberg