A SESI Escola de São Gonçalo do Amarante realizou a primeira seletiva para o Clube de Xadrez. O objetivo da seletiva é democratizar o acesso ao xadrez, estimulando habilidades como concentração, planejamento, tomada de decisão, criatividade e resolução de problemas.
Os alunos selecionados terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades no jogo e desenvolver competências úteis em diversas áreas da vida. A eliminatória ocorreu em duas etapas, com partidas relâmpago e desafios teóricos. As aulas e treinos serão realizados semanalmente, adaptando-se aos horários dos alunos do turno matutino e vespertino.
O xadrez é visto como uma ferramenta interdisciplinar, complementando o ensino das disciplinas e áreas do conhecimento. De acordo com a gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, o clube busca formar jogadores habilidosos e cidadãos críticos, autônomos e criativos capazes de enfrentar os desafios.
“Além de promover o desenvolvimento cognitivo e emocional, o Clube de Xadrez da SESI Escola SGA oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe, respeito mútuo e cooperação”, disse.