O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) participa, até a próxima quinta-feira (16), do curso “Transporte e Distribuição de hidrogênio (H2) em redes de Gás Natural”, promovido pelo Projeto H2Brasil.
O conteúdo é ministrado pelo professor Julian Hunt, doutor em engenharia pela Universidade de Oxford, com pós-doutorado em planejamento energético (Universidade Federal do Rio de Janeiro), energia nuclear (Comissão Nacional de Energia Nuclear), armazenamento energético (International Institute for Applied Systems Analysis) e hidrogênio (Universidade Federal de Espírito Santo).
“Essa capacitação, para o ISI-ER, busca melhorar o atendimento aos projetos vigentes e submetidos na área de produção, armazenamento e aplicação de H2 sustentável”, diz o pesquisador líder do laboratório de Sustentabilidade do Instituto, Juan Ruiz. Equipes de sustentabilidade, energias renováveis e desenvolvimento de software do ISI participam da programação.
O curso foi iniciado ontem com aulas expositivas e realizadas de forma “síncrona” (online, ao vivo), acompanhadas por vídeos, demonstração de experimentos e outros recursos de mídia.
A iniciativa tem como público-alvo professores, instrutores e técnicos nas áreas correlatas ao H2Verde, a exemplo de engenheiros, químicos, economistas, bacharéis das áreas de Gestão e Direito com experiência em energias renováveis ou afins.
Para participar, são pré-requisitos ter passado pelo “Curso de Multiplicadores em H2Verde PtX”, oferecido pelo Projeto, e/ou capacitação equivalente, além de ser habilitado em Engenharia elétrica, eletrotécnica, mecânica, mecatrônica, química, economia, gestão, TI ou direito com experiência e conhecimento em energias renováveis.
A programação inclui quatro módulos, distribuídos entre “Armazenamento e Transporte hidrogênio”, “Inserção do hidrogênio nas malhas de transporte e distribuição de gás natural”, “Caracterização dos gases H2 e de GN (gás natural)” e “Redes de distribuição de H2 Verde”.
Estudos
O Laboratório de Sustentabilidade do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) reúne o grupo de pesquisa mais antigo do SENAI-RN, com mais de 10 anos de estudos e execução de projetos envolvendo rotas alternativas de produção de hidrogênio – aquelas que não geram emissão de carbono no processo industrial.
Em um dos projetos atuais, o hidrogênio é um dos insumos para a produção de SAF (combustível sustentável de aviação). Em outro, são mapeados aspectos como gargalos tecnológicos, potenciais de produção e mercado.
Trabalhos na área também incluem o desenvolvimento de pesquisas em produção e distribuição de hidrogênio renovável, além do desenvolvimento de modelos matemáticos para avaliações econômicas dos recursos e otimização da logística de produção e distribuição do produto.
Texto: Renata Moura