O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, visitou a obra do Complexo Industrial Acari Cidade da Moda na manhã desta quinta-feira (10). O empreendimento está em construção e deve atender o setor têxtil, uma das principais atividades econômicas do município. A visita faz parte de uma série de compromissos em cidades da região do Seridó que ocorrem neste fim de semana.
Serquiz enaltece a iniciativa, que levará empregos e oportunidades no setor de confecções aos cidadãos do município e da região. “Essa visita nos deixa entusiasmados, porque é uma oportunidade para o empreendedorismo, sobretudo numa região que já tem vocação para as oficinas de costura e bonelaria”, disse.
De acordo com o presidente da FIERN, o empreendimento deve atrair novos investidores. “O prefeito Fernando Bezerra teve uma inspiração. Como conhecedor da área, com o amor que ele tem pela cidade e o trabalho que realiza, ele cria um ambiente propício para que novos investidores venham para cá, não apenas para realizar seu trabalho de produção, mas também para fazer negócios”, complementa.
A estrutura é composta por 10 galpões, ainda em fase de construção. O projeto também inclui um espaço de convivência e um espaço para treinamento que devem atender pessoas da cidade e região. “É um projeto bem pensado, direcionado para trazer mais competitividade e condições para geração de renda, empregos e promoção do potencial existente na região”, finaliza Serquiz.
O prefeito de Acari, Fernando Bezerra, destaca que o projeto Acari Cidade da Moda é um empreendimento voltado para a indústria de confecções do Seridó. “Trata-se de um equipamento para ajudar os empreendedores a produzir, comercializar e realizar eventos num contexto de planejamento. Sabemos que sua construção é um processo longo de consolidação daquilo que realmente desejamos: o fortalecimento da indústria de confecções com a manutenção e ampliação de empregos”, comentou.
Participaram da visita, o 1° vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira; o diretor 1° secretário, Heyder Dantas; o superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins; diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; o superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra; a diretora da FIERN, Fátima Dantas e o presidente do SINDIBONÉS-RN, Francisco Sena; e o diretor, Jaedson Dantas.
Além da coordenadora executiva de Relações Institucionais e Mercado, Ana Adalgisa Dias; a coordenadora executiva de Assuntos Corporativos; e a gerente da Assessoria de Comunicação, Juliska Azevedo.
Acari Cidade da Moda
O empreendimento, que integra a Estratégia Rotas de Integração Nacional, tem como objetivo fortalecer os arranjos produtivos têxteis na região do Seridó, que se destaca pelas confecções de roupas, tecelagens e vendas de produtos do setor.
As Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Atualmente, há 11 Rotas reconhecidas: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).