Alinhado com as novas tendências da indústria e implantação dos sistemas de Compliance, o Sistema FIERN instituiu o novo comitê de Ética e Conduta, um órgão permanente que atua como ponto focal para garantir práticas éticas e apropriadas em todas as áreas e entre todos os colaboradores das entidades – SESI, SENAI, IEL e FIERN. Com o objetivo de promover a governança adequada, o Comitê, composto por sete membros, entre gestores e colaboradores, assume um papel consultivo, informativo e decisório dentro das instituições.
Uma das principais responsabilidades do Comitê é analisar denúncias de violações ao Código de Ética e Conduta e demais políticas internas, de acordo com a responsável pelo Compliance e Integridade do Sistema FIERN, Gabriella Rebouças. Em caso de denúncias, ela explica que, após a apuração realizada por comissão investigativa, o órgão recomenda ou executa medidas para remediar os casos, incluindo a aplicação de sanções, quando necessárias, conforme a Política de Consequências estabelecida.
A responsável comenta também que a função abrange desde assessorar a Ouvidoria até analisar manifestações relacionadas ao Código de Ética e Conduta e outras normativas internas, pautadas pelos princípios de retidão e imparcialidade.
“O Comitê, quando averigua a existência de indícios de autoria e materialidade, prossegue com o andamento necessário para a apuração do ocorrido, determinando a instauração da Comissão Investigativa, que é composta por três colaboradores indicados pelo consenso ou maioria dos sete membros”, detalha Rebouças.
O Comitê também tem autonomia e independência para agir com isenção e discrição ao lidar com questões sob sua competência, além de prestar apoio consultivo, esclarecer ainda dúvidas sobre interpretações das normativas internas e promover a disseminação do Código de Ética e Conduta entre os colaboradores e terceirizados do Sistema FIERN.
Gabriella Rebouças esclarece que o comitê realiza reuniões conforme necessidade, com pelo menos cinco membros presentes. Além dos encontros semestrais, podem ser convocadas reuniões extraordinárias para tratar de novas situações ou denúncias emergentes.
Para garantir transparência e conformidade com os princípios de governança corporativa, o Comitê de Ética e Conduta e o respectivo Código são divulgados no Portal da Transparência do SESI e do SENAI, abrangendo o alcance para o público externo e interno do Sistema. “A designação do novo Comitê reforça o compromisso das entidades em promover uma cultura ética e transparente, alinhada com os valores e expectativas da organização”, comenta.
O comitê de Ética e Conduta é composto pelo Chefe de Gabinete, Helder Maranhão; o Superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; o Diretor Regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; o Superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; o Superintendente Jurídico, Sérgio Freire; a Coordenadora Executiva de Serviços Corporativos, Janaíze Revoredo; e pela Gerente de Desenvolvimento Humano, Kênia da Silva Costa.
Texto: Líria Paz