O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu nesta terça-feira (26), na Casa da Indústria, representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) voltado para a segurança migratória.
A assessora de projetos da OIM no Brasil, Edjane Santana, ressaltou a relevância do Sistema FIERN para o Rio Grande do Norte e a importância de aproximar a OIM ao setor produtivo do estado. E sugeriu uma parceria com a FIERN para viabilizar a participação de migrantes em processos seletivos nas empresas industriais do Rio Grande do Norte. “A OIM já possui parcerias desse tipo com Federações das Indústrias de outros estados, bem como com outras instituições do setor privado. Nosso foco é proporcionar capacitação e viabilizar a participação dos migrantes em seleções das empresas”, explica.
Serquiz destacou a importância do trabalho da Organização no acolhimento e assistência de migrantes no Brasil. “Vamos dialogar com os presidentes dos sindicatos filiados à Federação para alinhar a melhor forma de evoluir com a parceria para esse trabalho humanitário, respeitando a autonomia e independência de cada setor”, acrescentou.
Estabelecida em 1951, a OIM é o principal organismo intergovernamental no campo da migração e trabalha em estreita colaboração com parceiros governamentais, intergovernamentais e não-governamentais. Contando com 175 Estados-membros, oito Estados observadores e escritórios em mais de 100 países, a OIM dedica-se a promover uma migração segura, ordenada e digna para o benefício de todas as pessoas.
Também participaram da reunião a coordenadora de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; o superintendente Jurídico Corporativo da FIERN, Sérgio Freire; o Coordenador-Geral de Política Migratória do Ministério da Justiça, Paulo Illes; o presidente do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (CERAM/RN), Thales Dantas; o coordenador Política Migratória da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social do RN (Sethas) João Pedro de Macedo; a Articuladora da Cáritas Nordeste, Evânia Rodrigues; e as consultoras da OIM Ana Julia Guilherme e Ana Laura Anschau.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud