O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, participou da reunião da diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira (19), em Brasília. Na pauta, foram debatidos temas relevantes para a economia brasileira, como o avanço da proposta da Reforma Tributária. Vice-presidente da CNI, o empresário e ex-presidente da FIERN Amaro Sales também participou da reunião.
Serquiz falou sobre os recentes debates do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (COMPEM) da CNI, do qual é presidente. A última reunião do COMPEM/CNI teve como ponto principal o impacto da Reforma Tributária nas MPEs.
“No último encontro tivemos importantes debates e dois pontos se destacam. Tratamos dos benefícios da reforma para as micro e pequenas empresas, como o fim da diferença de alíquotas, o que influencia no custo administrativo das MPEs”, aponta Serquiz. “Também tratamos do trabalho para ampliação do teto e alteração das faixas de alíquotas do MEI e do Simples Nacional”, acrescenta.
“É muito importante comunicar esses debates a todos os dirigentes da Confederação para que eles possam também disseminar as informações, uma vez que mais de 95% das empresas do país são de micro ou pequeno porte”, conclui Serquiz.
Ainda na reunião, a 1ª diretora financeira da CNI e presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Cristhine Samorini, apresentou o Comitê de Governança para a Indústria; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), João Dornellas, falou sobre o risco de tributação dos alimentos processados com base não científica; e o presidente do Conselho de Assuntos Tributários e Fiscais (CONTRIF), Armando Neto, falou sobre o processo de regulamentação da Reforma Tributária.