O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realizou a entrega de peças de roupas confeccionadas pelos alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial em Costura e Têxtil para o Instituto Educar Golandim. Ao todo foram 125 peças, entre shorts, blusas, camisetas, bermudas, vestidos e bolsas de tecido.
De acordo com coordenadora de educação do SENAI-RN, Rubia Mara Lahm, as peças foram confeccionadas por alunos que o SENAI atende através do programa de gratuidade. “Com essa entrega de hoje fechamos o ciclo completo com a oportunidade de oferecer à sociedade peças que serão usadas por crianças atendidas pelo Instituto Educar Golandim”, diz.
A entrega foi realizada na quinta-feira (14) por uma equipe do SENAI, liderada pela supervisora pedagógica do SENAI-RN, Gianny Lorena de Sousa Farias. “Através dos cursos da área têxtil, costureiro, design de moda, que temos no Senai, quando são confeccionadas as peças, essas peças são feitas para a comunidade, para doações”, explicou.
O Instituto Educar Golandim é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que visa transformar a vida de crianças e adolescentes moradoras do Golandim, em Natal, por meio de projetos de educação e esporte como agentes de transformação social.
A responsável pelo Instituto Educar Golandim, Valéria Moura, explica que o instituto oferece para 90 crianças reforço escolar e prática esportiva. E para outras 30 crianças, a prática esportiva. São ao todo 120 crianças de segunda a sexta-feira que frequentam a instituição.
“No contraturno escolar a criança vem para a instituição. Se ela estuda de manhã, ela vem para cá à tarde. Então traz as tarefas de casa para fazer e para prática o esporte. Se ela estuda à tarde, ela vem para cá pela manhã. Aí pela manhã ela traz as tarefas e pratica o esporte. E outras 30 crianças que vêm de segunda e quarta-feira apenas para a prática do vôlei. Período da manhã. Aos sábados a instituição abre os portões para a comunidade”, detalha Valéria.
Ela acrescenta que aos sábados também são distribuídos sopa e a entidade recebe outras 100 crianças, a partir de 3 anos de idade. “Nesse trabalho aos sábados, nós distribuímos enxoval, cestas básicas, e tudo o que conseguimos arrecadar junto com a comunidade. Muitas vezes as pessoas doam brinquedos que nós distribuímos também para as crianças”, completa.
Texto e fotos: Jô Lopes
Edição: Sara Vasconcelos