FIERN participa de evento na OAB/RN em alusão ao Dia Internacional da Mulher e Dia do Consumidor

1/03/2024   17h38

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher e ao Dia do Consumidor, comemorados nos dias 8 e 15 de março, respectivamente, a OAB/RN realizou uma palestra sobre Pink Tax nesta sexta-feira (1º). O evento aconteceu no plenário da Seccional e foi conduzido pela advogada Rebeca Bedê, vice-presidente da Associação Cearense de Defesa do Consumidor (ACEDECON).

 

Durante a palestra, ela traçou um histórico dos direitos conquistados pelas mulheres e explicou o que é a Pink Tax, prática de cobrar um valor mais alto para produtos direcionados ao público feminino. “Estamos falando de produtos e serviços idênticos em que a diferenciação de valor é em razão exclusivamente de gênero” explicou.

 

Segundo ela, essa prática abusiva é encontrada em diversos itens, como higiene, vestuário e até artigos infantis, afetando diretamente os orçamentos das famílias. “Os atos de consumo são ações corriqueiras e esse sobrepreço é mais uma forma que o mercado encontrou para lucrar sobre as mulheres”, disse Rebeca.

 

O evento foi organizado em parceria das comissões de Relações de Consumo e da Mulher Advogada da OAB/RN e contou com a presença da secretária estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Olga Aguiar, da assessora de Comunicação e Eventos da FIERN, Juliska Azevedo, das deputadas estaduais Cristiane Dantas, Divaneide Basílio e Eudiane Macêdo, além das vereadoras Júlia Arruda e Brisa Bachi.

 

“Esse é mais um momento em que a OAB/RN levanta uma pauta importante e se soma aos esforços, se disponibilizando a fazer o possível para garantirmos a construção de uma sociedade mais igualitária”, destacou Lidiana Dias, vice-presidente da Seccional Potiguar.

 

A assessora Juliska Azevedo destacou a preocupação da gestão do Sistema FIERN, tendo à frente o presidente Roberto Serquiz, em ações que promovam a igualdade de oportunidades para homens e mulheres e ainda que leve a pauta relacionada ao ESG para o dia a dia da indústria. “Tratar do social, da governança e do ambiental no âmbito da indústria tem total sintonia com iniciativas que busquem o consumo mais consciente e o respeito aos direitos do consumidor”, afirmou. “Trago a palavra da gestão da FIERN de abertura à essas discussões e disposição a colaborar com as iniciativas por maior igualdade”, disse.

 

Texto: Juliska Azevedo com informações da Assessoria de Comunicação da OAB-RN

Fotos: Assessoria de Comunicação da OAB-RN