Presidente da FIERN se reúne com setor de moda e vestuário para tratar de demandas de indústrias da capital

27/02/2024   12h45

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu, na Casa da Indústria, o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário no Estado do Rio Grande do Norte (SINDVEST/RN), Marinho Herculano, e a diretora da indústria de confecções Vankoke, Patrícia Vankoke, que atua no segmento em Natal. Na pauta, os desafios e demandas do setor de moda e confecções na capital potiguar.

 

A empresária levou à reunião, realizada na última quarta-feira (21), a necessidade da parte de micro e pequenas empresas do ramo de confecções da capital, da qualificação de mão de obra voltada a confecções de peças de vestuário que trabalham em um nicho de moda diferenciada e não se enquadram no sistema de linha de produção. Segundo ela, se por um lado há muitas mulheres em busca de uma oportunidade profissional no setor, por outro há uma demanda significativa por parte das indústrias do ramo. O cenário pode apontar para a criação de um programa de qualificação, no SENAI/RN, para esse público.

 

 

O presidente do SINDVEST-RN, Marinho Herculano, reconheceu a demanda e disse que o treinamento de costureiras para atuar em um ramo da moda mais artesanal, com um enfoque mais personalizado, é um novo desafio que exigirá foco e dedicação. “Mas vejo uma boa perspectiva”, observou.

 

 

A partir das demandas apresentada pelo setor, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz solicitou um levantamento do número de empresas do setor têxtil em Natal. Ele convidou as empresas ainda não filiadas à FIERN para ingressarem no SINDVEST, e com isso terem um maior intercâmbio de informações e suporte às necessidades apresentadas.

 

“A reunião foi muito positiva. Foi deliberada a filiação ao sindicato dessas empresas que estão demandando os serviços do SENAI na qualificação profissional e a Federação já irá articular o atendimento a essa primeira demanda, que é muito importante”, explicou Roberto Serquiz. O presidente determinou a formatação de um curso a ser realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) de qualificação profissional especializada voltada ao setor, destinado a costureiras.

 

 

De acordo com o diretor de Operações do SENAI, Klebet Carvalho, a formatação do curso será feita dentro desse novo nicho, de moda especializada. “É uma necessidade de uma capacitação, de uma qualificação de pessoas que tenham um conhecimento técnico na área têxtil, que possa produzir peças diferenciadas. É uma capacitação para novo nicho de mercado”, explica.

 

Para Patrícia Vankoke, a reunião foi muito produtiva e o levantamento das empresas do segmento, que se somam a essa demanda, é imprescindível. “Vamos olhar para Natal para que possamos trazer esse conceito de moda especializada. Com a filiação ao Sistema FIERN, farei parte da casa e vou poder trocar ideias com pessoas criativas e participativas”, diz a empresária.

 

Participaram da reunião, ainda, o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; a diretora do SENAI Aluízio Bezerra de Santa Cruz/RN; Luciene Pontes, o assessor da empresa Vankoke e diretor da empresa GraConsult, Treinamento e Consultoria Empresarial, Graco Aurélio dos Santos de Freitas, e a gerente de comunicação do Sistema FIERN, Juliska Azevedo.

 

 

Texto: Jô Lopes – Unicom Sistema FIERN